Abstract:
Este artigo descreve as atividades pedagógicas do projeto “Cinema, vídeo e
tridimensionalidade: inovação pedagógica e tecnológica no AVA-AV” no Ambiente Virtual de Aprendizagem em Artes Visuais. Para tanto, discorre sobre a implementação das disciplinas Introdução à Tridimensionalidade e Introdução à Imagem em Movimento, apresenta o referencial teórico, a estrutura tecnológica e as ações educacionais que apóiam o processo de aprendizagem colaborativa no ambiente virtual, e reflete sobre os desafios da educação à distância como estratégia complementar às atividades presenciais do Curso de Artes Visuais da
Universidade Federal do Rio Grande – FURG.
This paper describes the “Cinema, Video and Tridimensionality: the pedagogical and technological innovation in AVA-AV” projectʼs educational activities in the
Virtual Learning Environment for Visual Arts. To do so, it discusses the
implementation of the disciplines Introduction of the Tridimensionality and
Introduction to Moving Image, presents the theoretical framework, the technological infrastructure and educational activities that support the collaborative learning process in the virtual environment, and reflects upon the challenges of distance education as a complementary strategy to classroom activities of the Visual Arts Course at the Federal University of Rio Grande – FURG.