Memórias inventadas: figurações do sujeito na escrita autobiográfica de Manoel de Barros

Linhares, Andrea Regina Fernandes

Abstract:

 
Este trabalho tem como meta a análise do livro Memórias Inventadas: A infância, do autor Manoel de Barros, centrando-se nos aspectos que o levam ao encontro da poeticidade, sendo esta o ponto de partida para o estabelecimento de uma identidade que se conforma através de uma narrativa autobiográfica. Manoel de Barros realiza esse percurso ressaltando o trato com o instrumento que lhe serve de expressão: a palavra, residindo nela uma constante tensão entre o natural e o convencionado. Sobrevém também do seu trabalho com a palavra a possibilidade de urdir uma identidade narrativa que dá conta do seu universo poético e criativo.
 
Este trabajo tiene la finalidad de analizar el libro Memórias inventadas: A infância, del autor Manoel de Barros, tomando como centro los aspectos que lo llevan al encuentro de la poeticidad, siendo esta el punto de partida para el establecimiento de una identidad que se conforma por medio de una narrativa autobiográfica. Manoel de Barros realiza ese trayecto resaltando el trato con el instrumento que le sirve de expresión: la palabra, en la cual reside una constante tensión entre lo natural y lo convencional. De ese trabajo con la palabra nace también la posibilidad de urdir una identidad narrativa que da cuenta de su universo poético y creativo.
 

Description:

Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, 2006.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)