Dinâmica da vivência do familiar que assume o cuidado de um paciente insulino-requerente

Oliveira, Silvia Lúcia de Castro

Abstract:

 
Este é um estudo qualitativo, que teve por objetivo compreender como é vivenciada a relação do cuidado familiar ao paciente diabético, baseado na Teoria do Vínculo de Pichon Rivière, subsidiada por conceitos de Caplan, Bronfenbrenner e Yunes. Com sua realização, buscou-se conhecer o impacto que esta doença provoca no contexto familiar, principalmente em relação à personagem cuidador. O estudo foi realizado em um Centro de Saúde, no município de Rio Grande, junto a familiares de pacientes vinculados ao Programa Municipal de Assistência ao Diabetes. A coleta de dados aconteceu por meio de oito reuniões semanais com este grupo de cuidadores e de entrevistas individuais com cada uma das pessoas participantes do grupo de pesquisa. Com as sucessivas reuniões, através dos depoimentos e das trocas havidas entre as mesmas, pôde ser compreendido como é distribuída a responsabilidade familiar de cuidar de uma pessoa com diabetes, sendo possível identificar fatores como preparo para a função, informação recebida, disponibilidade emocional e vital. Os aspectos políticos sociais foram abordados como forma de contextualizar o trabalho. Foram, ainda, levadas informações aos cuidadores, de forma a possibilitar, não apenas conhecer seu nível de conhecimento e sua capacidade crítica, mas, principalmente, para auxiliá-los a promover melhoras em suas condições de vida.
 
This qualitative study aimed to understand the interpersonal aspects of the relationship between diabetes patients and their familiar caregivers. The whole study was based in the Pichon Rivière's Link Theory, with the background of Caplan, Bronfenbrenner and Yunes's concepts. The main goal was to discover the way family members, mainly the caregiver, react to the disease. group. It was also conducted individuals interviews with each member of the group The study was developed in a Health Center, Rio Grande County. It was created a group with the family members of the County Diabetes Care Project's patients. During the study period it was conducted weekly meetings with the caregivers. The statements obtained during the meetings and the interpersonal exchanges permit to understand how the family members share the responsibilities of diabetes patient care. These factors were identified: the function readiness, the amount of received information, and the vital and emotional availability. The social politics aspects were studied to give a context to the study. The caregivers have received a lot of information to make possible know their knowledge level, critical capacity, but, mainly, improve their live conditions.
 
Este estudio cualitativo apuntó entiender los aspectos interpersonales de la relación de cuidado familiar al paciente de diabetes. El trabajo fue baseado en la Teoria del Vinculo de Pichon-Riviere, subsidiada por conceptos de Caplan, Bronfrenbrenner y Yunes. La meta principal fue descubrir el impacto que la enfermedad produce en el contexto familiar, principalmente en relacion a el personaje cuidador. El estudio fue desarrollado en un Centro Médico, Condado de Rio Grande. Fue creado un grupo con los miembros de la familia de los pacientes de Proyecto de Cuidado de Diabetes de Condado. Durante el estudia fueran conducidos las reuniones semanales con el cuidadores. Las declaraciones obtuvieron durante las reuniones y el interpersonal cambia permite entiender cómo la acción de miembros de familia distribue las responsabilidades de cuidado del el cuidado paciente diabetico. Fueran identificados factores como: el preparo para la funcion, informacion previa recebida, disponibilidad emocional y vital. Aspectos politico sociales fueram abordados de manera a contextualizar el trabajo. A los cuidadores fueran prestadas informaciones, de modo a possibilitar, no apenas conocer su nivel de conocimiento y su capacidad critica, todavia tambien promover mejoras en su condicion de vida.
 

Description:

Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, 2003.

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  • EENF – Mestrado em Enfermagem (Dissertações)