O amor como falta em Caio Fernando Abreu

Machado, Danilo Maciel

Abstract:

 
Este trabalho tem como meta a análise de Os dragões não conhecem o paraíso, de Caio Fernando Abreu, livro de contos publicado em 1988. O tema central circunda as concepções de amor que são encontradas no decorrer das narrativas, sendo que a ausência do objeto amado é o ponto principal, dentre os amores descritos. Nessa perspectiva, pretende-se fazer uma série de reflexões sobre a construção do sujeito na contemporaneidade, e o amor é o viés pelo qual se percebem as identidades investigadas no corpus. Para isso, as análises das instâncias narrativas indicam os elementos-chave percebidos no objeto desta leitura – o amor como falta.
 
Este trabajo tiene por finalidad el análisis de Os dragões não conhecem o paraíso de Caio Fernando Abreu, libro de cuentos publicado en 1988. El tema central rodea las concepciones de amor que son encontradas en las narrativas, y la ausencia del objeto amado es el punto principal, entre los amores descriptos. En esta perspectiva, son hechas reflexiones sobre la construcción del sujeto en la contemporaneidad, y el amor es la línea por la cual se perciben las identidades investigadas en el corpus. Para eso, los análisis de las instancias narrativas indican los elementos de mucha importancia en el objeto de esta lectura – el amor como falta.
 

Description:

Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, 2006.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)