A enfermagem na construção de estratégias de gestão na unidade de terapia Intensiva: sob a perspectiva da concretude da educação permanente em saúde

Medeiros, Adriane Calvetti de

Abstract:

 
Este estudo teve como objetivo construir, com as enfermeiras da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estratégias de gestão no cuidado de enfermagem para dar concretude à Educação Permanente em Saúde. Os participantes da pesquisa foram seis enfermeiras assistenciais de uma UTI de um Hospital Geral Universitário do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumento de coleta dos dados o Método de Círculo de Cultura de Freire, contemplando os três momentos: a investigação temática, a codificação e a decodificação, seguindo-se um roteiro de operacionalização dos encontros. A coleta de dados deu-se durante os meses de junho a agosto de 2007. Em uma perspectiva crítica e problematizadora, a análise temática dos dados, quanto à categoria Refletindo Sobre o Trabalho/Cuidado de Enfermagem na UTI, permitiu a reflexão dialógica do grupo e, oportunizou contextualizar as práticas desenvolvidas no cotidiano de trabalho das enfermeiras na UTI, enquanto buscou novos conhecimentos/saberes acerca do processo de trabalho, das relações e das interações que se constroem, se expressam, se transformam e se incorporam no seu trabalho/cuidado. A categoria Ruídos do cotidiano do trabalho/cuidado de enfermagem na UTI, evidenciou alguns elementos desarticuladores do processo de trabalho, que provocam “inquietudes” e “barreiras”, que interferem na comunicação e nas inter-relações e, assim, possibilitou ao grupo ampliar sua visão para superar os obstáculos que predominam nos espaços de trabalho. A categoria Construindo Estratégias de Gestão no Trabalho/Cuidado de Enfermagem na UTI para dar concretude à Educação Permanente em Saúde, implicou (re)definir a missão, a visão e os valores, que alicerçam o pensar e o fazer da enfermagem na UTI, estabelecendo como estratégias de gestão: valorizar e fortalecer o trabalho em equipe; viabilizar a participação dos profissionais no processo de capacitação; estimular o compromisso com a democratização das relações de trabalho; propiciar ações educativas interativas; criar e facilitar espaços de trocas e produção do conhecimento; ampliar o diálogo entre a equipe multiprofissional; pensar/refletir sobre a concepção integral do cuidado; trabalhar com a gestão participativa e utilizar a liderança e a comunicação como estratégias possibilitadoras ao enfermeiro para implementar mudanças e qualificar o trabalho/cuidado na UTI. Assim, este espaço de trabalho interativo/relacional, de necessidades singulares e coletivas, de ensino-aprendizagem da EPS, demandam ações/intervenções educativas que permitem a todos participarem deste processo de atualização e capacitação, como aprimoramento pessoal e profissional, capaz de mobilizar a melhoria contínua e a possibilidade de transformação das práticas do cuidado através do trabalho.
 
This study had as objective to construct, with nurses of Intensive Care Units (UTI), strategies of management care’s nursing in Intensive Therapy’s Unite to consolidate the Permanent Education in Health. The participants of this research were six assistant’s nurses of an Intensive Treatment’s Unit (UTI) from s general university hospital of Rio Grande do Sul state. The exploratory and descriptive research, with qualitative boarding, used as instrument of collection of the data Freire’s Method of Circle of Culture, contemplating three moments: thematic investigation, codification and decoding, following itself a script of operates meeting. The collection of data gave during June and August months of 2007. In a critical and problematizadora perspective. The analysis of data, how much to the category Reflecting about work/care of nursing at UTI, it allowed the group had a critical-dialogic reflection, also it had opportunity to contextualize practical developed on daily nurses work’s in UTI, while it searched new knowledge about the process of work, the relationship and the interactions that constructs, express, transform and incorporate on theirs work/care. The category noises of the daily work/care of nursing at UTI, evidenced some elements are disarticulators of the work process, that provoke “inquietudes” and “barriers”, winches intervenes at the communication and inter-relationship than its made possible to the group extend his vision to surpass the barriers/obstacles that predominate in the work spaces. The category constructing strategies of management in work/care of nursing at UTI to consolidate the Permanent Education in Health, implied to (re)define the mission, the vision and the values, that founds nurse’s thinking and making at UTI, establishing as management strategies: to value and to fortify the work in team; to make possible the professionals’ participation at qualification process; to stimulate the commitment with democratization of work’s relationship; to propitiate educative interactive actions; to create and to facilitate spaces of exchanges and production of the knowledge; to value the team work up, stimulating EPS process; to extend the dialogue among the multiple professional team; to think/reflect about the integral conception of care; to work with the participative management and to use the leadership and the communication as possibilities strategies to the nurse for implement changes and to characterize the work/care/attendant at UTI. In this manner, space of interactive/relational work, singular and collective necessities, teach-learning of EPS, demands educative actions/interventions that allow all to participate of this process of update qualification, as improvement personal and professional, capable to mobilize the continuous improvement and transformation at practices in the team work up.
 
Este estudio tuvo como objetivo construir, con las enfermeras de la Unidad de Terapia Intensiva (UTI), estrategias de gestión en el cuidado de enfermería para dar materialidade a la Educación Permanente en Salud. Los participantes de la investigación fueron seis enfermeras asistenciales de una UTI de un Hospital General Universitario del Estado de Rio Grande do Sul. La investigación exploratoria y descriptiva, de abordaje cualitativa, utilizó como instrumento de colecta de los dados el Método de Círculo de Cultura de Freire, contemplando los tres momentos: la investigación temática, la codificación y la descodificación, se siguiendo un itinerario de instrumentalización de los encuentros. La colecta de dados se dio durante los meses de junio a agosto de 2007. En una perspectiva crítica y problematizadora, el análisis temática de los dados, cuanto a la categoría Reflejando Sobre el Trabajo/Cuidado de Enfermería en la UTI, permitió la reflexión dialogica del grupo y, oportunizou contextualizar las prácticas desarrolladas en el cotidiano de trabajo de las enfermeras en la UTI, mientras buscó nuevos conocimientos/ haberes acerca del proceso de trabajo, de las relaciones y de las interacciones que se construyen, se expresan, se transforman y se incorporan en su trabajo/cuidado. La categoría Ruidos del cotidiano del trabajo/cuidado de enfermería en la UTI, evidenció algunos elementos desarticuladores del proceso de trabajo, que provocan “inquietudes” y “barreras”, que interfieren en la comunicación y en las interrelaciones y, así, posibilitó al grupo ampliar su visión para superar los obstáculos que predominan en los espacios de trabajo. La categoría Construyendo Estrategias de Gestión en el Trabajo/Cuidado de Enfermería en la UVI para dar materialidad a la Educación Permanente en Salud, implicó (re)definir la misión, la visión y los valores, que alicerçam el pensar y el hacer de la enfermería en la UVI, estableciendo como estrategias de gestión: valorizar y fortalecer el trabajo en equipo; viabilizar la participación de los profesionales en el proceso de capacitación; estimular el compromiso con la democratización de las relaciones de trabajo; propiciar acciones educativas interactivas; crear y facilitar espacios de cambios y producción del conocimiento; ampliar el diálogo entre a equipo multiprofesional; pensar/reflejar sobre la concepción integral del cuidado; trabajar con la gestión participativa y utilizar el liderazgo y la comunicación como estrategias posibilitadoras al enfermero para implementar cambios y cualificar el trabajo/cuidado en la UTI. Así, este espacio de trabajo interactivo/relacional, de necesidades singulares y colectivas, de enseñanzaaprendizaje de la EPS, demandan acciones/intervervenciones educativas que permiten a todos participen de este proceso de actualización y capacitación, como perfeccionamiento personal y profesional, capaz de movilizar la mejoría continua y la posibilidad de transformación de las prácticas del cuidado a través del trabajo.
 

Description:

Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, 2007.

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  • EENF – Mestrado em Enfermagem (Dissertações)