Abstract:
Este estudo de caráter qualitativo e natureza exploratória teve como objetivos detectar a significação do ato de doar sangue; identificar elementos ligados à decisão de tornar-se um doador de sangue; conhecer as dúvidas ligadas à doação de sangue; conhecer a opinião do doador quanto à organização do trabalho realizado pelo serviço; identificar quais estratégias são mais eficientes para o desenvolvimento de um programa de doação voluntária de sangue;
identificar a relevância da relação profissional-usuário na conquista de doadores voluntários e habituais. Foi realizado no Banco de Sangue do Hospital Santa Casa da cidade do Rio Grande e os sujeitos foram os doadores que se apresentaram como voluntários, no período de janeiro a março de 2007. Foi solicitado o Consentimento Livre e Esclarecido dos participantes e realizadas entrevistas (semi-estruturadas) para a coleta de dados, as quais foram gravadas e transcritas. A partir do conteúdo das entrevistas, os dados foram classificados em quatro grupos relativos: 1) à significação e o comportamento diante da doação de sangue; 2) à avaliação da organização do serviço e do atendimento ao doador; 3) às estratégias para a promoção da doação de sangue altruísta; e 4) à relação profissional-usuário na fidelização de doadores assíduos. A análise permite perceber que é indispensável desenvolver uma comunicação social eficaz que contemple informação e educação, buscando reduzir os medos, tabus e falsas idéias que podem desmotivar as pessoas a se tornarem doadoras de sangue. Deve-se elaborar ou produzir meios, materiais, mensagens que tenham como função não apenas desmistificar os efeitos da doação, mas, também, despertar a generosidade e solidariedade, e educar quanto à necessidade de doadores saudáveis e regulares. Deve-se explorar os sentimentos dos que doam e não doam para que percebam que a doação se faz de pessoas para pessoas e que, portanto, a responsabilidade pelo abastecimento é de cunho social. Os serviços precisam desenvolver uma filosofia de atendimento aos doadores apoiada na humanização das relações, procurando estar aberto e atento aos questionamentos e
responder de forma correta, orientando, acalmando e satisfazendo as necessidades
apresentadas pelos doadores. Receber e entender que as queixas podem servir para melhorar o serviço. Desenvolver meios e medir de forma permanente os resultados de indicadores de satisfação que permitam orientar a necessidade de ajustar a prestação da assistência. Também é de extrema valia a implantação de melhorias nos aspectos que estão diretamente relacionados à execução do trabalho para realizar o acolhimento, como ampliação do horário de atendimento, administração da demanda e melhor espaço físico, proporcionando conforto e bem-estar aos usuários.
This study of qualitative character and exploratory nature aimed to detect the significance of the act of donating blood; to identify elements connected with the decision on becoming a blood donator; to know the doubts connected with blood donation; to know the donator’s opinion according to the organization of work done by the service; to identify which strategies are more efficient to the development of a voluntary blood donation program; to identify the relevance of the user-professional relation in the conquest of voluntary and regular donators. It was carried out in the Blood Bank of Santa Casa Hospital in the city of Rio Grande and the subjects were the donators that presented themselves as volunteers, in the period from January to March, 2007. The Statement of Free and Informed Consent of the participants was required and interviews were carried out (semi-structured) for the data collection, which were all recorded and transcribed. From the interview contents, the data were classified in 4 related groups: 1) to the significance and behavior front the blood donation; 2) to the evaluation of the service organization and attention to the donator; 3) to the strategies for the promotion of altruistic blood donation; and 4) to the user-professional relation in the patronization of regular donators. The analysis allows to notice it is indispensable to develop an efficient social communication that includes information and education, seeking for reducing fears, taboos and false ideas which can discourage people to become blood donators. It’s necessary to prepare or produce means, materials, messages that have as a main role not only to desmystify the donation effects, but also, to arouse generosity and solidarity, and to educate about the necessity of regular and healthy donators. It’s necessary to explore the feelings of the ones who donate and the others who do not so that they realize donation is made from people to people and, therefore, the responsibility for the supply is of social nature. The services need to develop a philosophy of attention to the donators based on the humanization of relations, trying to be opened and aware to the questions and answer them in a proper way, orientating, calming and satisfying the needs presented by the donators. Receiving and understanding that complaints may serve to improve the service. Developing means and
measuring in a permanent way the indicators of satisfaction results that allow to orientate the necessity of adjusting the giving of assistance. It is also of extreme importance the implementation of improvements on the aspects that are directly related to the work execution to do the reception, such as the increasing of the opening hours, demand administration and better room space, providing comfort and well-being to the users.
Este estudio de carácter cualitativo y naturaleza exploratória tuvo como objetivos detectar el significado del acto de donar sangre; identificar elementos ligados a la decisión de convertirse en un donador de sangre; conocer las dudas relacionadas a la donación de sangre; conocer la opinión del donador al respecto así como sobre la organización del trabajo realizado por el
servicio; identificar qué estrategias son más eficientes para el desarrollo de un programa de donación voluntaria de sangre; identificar la importancia de la relación profesional-usuario en la conquista de donadores voluntarios y habituales. Fue realizado em el Banco de Sangre del Hospital Santa Casa de la ciudad de Rio Grande y los sujetos fueron los donadores que se presentaron voluntariamente, en el período de enero a marzo de 2007. Se solicitó el Consentimento Libre y Esclarecido de los participantes y realizadas entrevistas (semiestructuradas)
para la colecta de datos, que fueron grabadas e transcriptas. A partir del contenido de las entrevistas, los datos fueron clasificados en 4 grupos relativos: 1) al significado y el comportamiento frente a la donación de sangre; 2) a la evaluación de la organización del servicio y del atendimiento al donador; 3) a las estrategias para la promoción de la donación de sangre altruista; y 4)a la relación profesional-usuario en la fidelidad de donadores asiduos. El análisis permite percibir que es indispensable desenvolver una
comunicación social eficaz que contemple información y educación, buscando reducir los
miedos, tabus y falsas ideas que pueden desmotivar a las personas a tornarse donadoras de sangre. Se debe elaborar o producir medios, materiales, mensajes que tengan como función no apenas desmistificar los efectos de la donación, pero, também, despertar la generosidad y solidaridad, y educar cuanto a la necesidad de donadores saludables y regulares. Se debe estudiar los sentimientos de los que donan y no donan para que perciban que la donación se hace de personas para personas y que, por lo tanto, la responsabilidad por el abastecimiento es
de carácter social. Los servicios necesitan desarrollar una filosofia de atendimiento a los donadores apoyada en el humanitarismo de las relaciones, procurando estar abierto y atento a las interrogaciones y respondiendo de forma correcta, orientando, calmando e satisfaciendo las necesidades presentadas por los donadores. Recibir y entender que las quejas pueden servir para mejorar el servicio. Desarrollar medios y medir de forma permanente los resultados de indicadores de satisfacción que permitan orientar la necesidad de ajustar el atendimiento. También es de extrema valía el implante de mejorias en los aspectos que están directamente relacionados a la ejecución del trabajo para realizar la recepción, con ampliación del horario de atendimiento, administración de la demanda y mejor espacio físico, proporcionando confort y bienestar a los usuarios.