A criança e seus familiares vivenciando o perioperatório

Hernandes, Fernanda Braga

Abstract:

 
Este estudo teve como objetivo geral conhecer e compreender os sentimentos expressos pelo cliente pediátrico e seus familiares ao vivenciarem o perioperatório. A fim de propiciar subsídios para entender a temática exposta, é proposto um quadro de referência teórica, partindo do conhecimento produzido por um conjunto de autores que contemplam questões referentes: a família; a família vivenciando o perioperatório e seus aspectos emocionais; a família como cliente; a assistência de Enfermagem e a educação da família. Teve caráter descritivo, exploratório, com análise qualitativa dos dados, os quais foram coletados no período de abril de 2005 a janeiro de 2006, em um hospital geral do estado do Rio Grande do Sul. Foram sujeitos da investigação oito clientes pediátricos hospitalizados, para procedimento cirúrgico, enquadrados na faixa etária de 5 a 12 anos e seus familiares acompanhantes. A pesquisa de campo incluiu a observação simples, a entrevista semi-estruturada e o desenho como instrumento, os quais foram utilizados durantes os encontros com os sujeitos no pré, trans e no pós-operatório. Os preceitos éticos estão de acordo com a Resolução 196/1996 do Ministério da Saúde-Brasil. Os dados obtidos foram analisados com o auxílio do referencial teórico, e as observações e reflexões da autora e foram comparados e agrupados um a um de acordo com suas similaridades, formando categorias, de onde surgiram três momentos vivenciados pela família. O primeiro momento corresponde ao período anterior a cirurgia; aborda a trajetória percorrida pela família para a realização da mesma, sendo assim, a “chegada” deles até o hospital e o encaminhamento ao Centro Cirúrgico e após descreve os aspectos relativos ao preparo pré-operatório. O segundo período, apresenta os resultados sobre os questionamentos realizados sobre como estavam se sentindo os sujeitos enquanto aguardavam o término da cirurgia. O terceiro aborda as lembranças (ou não) do procedimento pela criança e descreve os relatos dos familiares após a cirurgia, incluindo a espera por notícias sobre o resultado do procedimento e sobre os cuidados pós-operatório. No geral, dos resultados obtidos salienta-se a eterna espera realizada pela família. No pré operatório os mesmos esperam para conseguir uma consulta médica, agendar a cirurgia e realizá-la. No trans-operatório a família espera por informações sobre o transcorrer da cirurgia, além de aguardarem pelo seu término. Já no pós operatório a família segue na espera pelo resultado da cirurgia, pelos cuidados que deverão ser tomados e pela alta hospitalar do cliente. Destaca-se também a ausência da enfermeira em todos os momentos, ou seja, de um modo geral, a qual, não se fez presente em nenhum dos momentos observados, como também, não foi referenciada pelos sujeitos. Concluindo, o conhecimento e a compreensão dos sentimentos das famílias sobre a situação cirúrgica e de seus fatores relacionados, ou seja quais as razões que fazem surgir tais sentimentos, podem ser utilizados para planejar, adequar e aprimorar a assistência desenvolvida pelos profissionais,reconhecendo a importância dos aspectos psicossociais e emocionais que envolvem o cliente e os familiares acompanhantes que também são afetados pela experiência.
 
This study aimed at knowing and understanding the feelings expressed by the pediatric patient and its family members when facing the perioperative. In order to provide subsidies to understand the exposed theme, a setting of theoretical reference was proposed, starting with the knowledge produced by a group of authors who contemplate referring questions: the family; the family facing the perioperative and its emotional aspects; the family as a client; the Nursing assistance and the family education. It had a descriptive, exploratory character, with qualitative analysis of data, which were collected from April 2005 to January 2006, in a general hospital from Rio Grande do Sul state. Eight hospitalized pediatric clients were subjects of the investigation, for surgical procedure, place in the ages between 5 and 12 years old and its family companions. The field research included the simple observation, the semi-structured interview and the drawing as an instrument, which were used during the meetings with the subjects previous, trans and post operative. The ethical principles follow the Resolution 196/1996 from the Health Ministry – Brazil. The data collected was analysed with the help of theoretical reference, and the observations and thoughts of the author and were compared and grouped one by one according to its similarities, forming categories, from which three moments faced by the families appeared. The first moment corresponds the period previous to the surgery; approaches the trajectory taken by the family in order to have the surgery done, therefore, their “arrival” at the hospital and taking the patient to the Surgical Center and afterwards describes the relative aspects to the pre operative preparation. The second period presents the results about the questions made about how the subjects were feeling while waiting for the end of the surgery. The third period approach the remembrances (or not) of the procedure by the child and describes the family reports after the surgery, including the expectation for news about the result of the procedure and about the post operation care. In general, the results obtained it is highlighted the long wait faced by the family. In the pre operation the family expect to have a medical appointment, schedule a surgery and have it done. In the trans operation, the family is expecting for information concerning the surgery itself as well as wait for the end of it. Finally, in the post operation period, the family is still waiting for the result of the surgery, the care to be taken and for the discharge from the hospital of the subject. It is also highlighted the absence of the nurse in all the moments, i.e., in a general way, this professional was not present in any of the observed moments as well as was not mentioned by the subjects. To conclude, the knowledge and understanding of the feelings of the families concerning the surgical situation and its related factors, which mean the reasons that such feelings are felt, can be used to plan, make adequate and improve the assistance developed by the professionals, acknowledging the importance of the psychosocial and emotional aspects which involve the client and the family companions who are also affected by the experience.
 
Este estúdio tuve como objetivo general conocer y comprender los sentimientos expresos por el cliente pediátrico y sus familiares al vivieren el peri operatorio. A fin de propiciar subsidios para entender la temática propuesta, es presentado un cuadro de referencia teórica, partiendo del conocimiento producito por un conjunto de autores que contemplan cuestiones referentes: la familia: la familia viviendo el peri operatorio e sus aspectos emocionales: la familia como cliente: la asistencia de Enfermería y la educación de la familia. Tuve caráter descriptivo, exploratorio, con analice cualitativa de los datos, siendo estos colectados en el período de abril de 2005 hasta enero de 2006, en un hospital general de4l Río Grande del Sur. Fueran sujetos de la investigación ocho clientes pediátricos hospitalizados para procedimiento cirúrgico, encuadrados en el tiempo etário de 5 hasta 12 anõs y sus familiares acompañantes. La pesquisa de campo incluye la observación simple, la encuesta un poco estructurada y el dibujo como instrumento, los cuales fueran utilizados durante los encuentros con los sujetos en el pré y trans y el pos operatorio. Los preceptos éticos están de acuerdo con la Resolución 196/1996 del Ministerio de vla Salud-Brasil. Los datos obtenidos fueran agrupados y analizados con el auxilio del referencial teórico y de las observaciones y reflexiones de la autora y están comparados y agrupados uno a uno de acuerdo con sus pecularidades, haciendo parte de categorías, de donde surgieron tres momentos vividos por la familia. El primero momento corresponde el período anterior a la cirugía: aborda el camino hecho por la familia para la realización de la misma, siendo así, la “llegada” de ellos hasta el hospital y el encaminamiento Al Centro Círurgico y después describe los aspectos relativos al preparo pre operatorio. El segundo período, presenta los resultados sobre los cuestionamientos realizados sobre como estaban se sintiendo los sujetos mientras aguardaban el término de la curugía. El tercero aborda las reminiscencias (o no) del procedimiento por los niños y describe los relatos de los familiares después de la curugía, incluyendo la espera por noticias sobre el resultado de la cirurgía y sobre los cuidados pos operatorio. En general, de los resultados obtenidos sobresaliese la eterna espera realizada por la familia. En el pré operatorio los mísmos esperan para conseguir una consulta médica, datar la cirurgía y hacerla. En el trans operatório la familia espera por informaciones sobre el transcurrir de la cirurgía, allá de aguardaren por su término. Ya en el pós operatorio la familia sigue en la espera por el resultado de la cirurgía, por los cuidados que deberán ser tomados y por la alta del hospital. Destacase también la ausencia de la enfermera en todos los momentos, de esta manera, de un modo general, ella no se hace presente en ninguno de los momentos observados, como también, no fue referenciada por los sujetos. Concluyendo, el conocimiento y la comprensipon de los sentimientos de las familias sobre la situación cirúrgica y de sus factores relacionados, o sea cuales las raciones que hacen surgir tales sentimientos, pueden ser utilizados para planear, adecuar y primorear la asistencia desarrollada por los profesionales, reconociendo la importancia de los aspectos psiocosociales y emocionales que envuelven el cliente y los familiares acompañantes que también son afectados por la experiencia.
 

Description:

Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, 2006.

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  • EENF – Mestrado em Enfermagem (Dissertações)