Elementos da cultura de um hospital universitário: repercussões no comportamento organizacional

Ávila, Gisamara Girardi Fontes de

Abstract:

 
Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva de natureza qualitativa. Aborda o complexo e intricado mundo da Cultura Organizacional. Para desvendar alguns aspectos do universo cultural de uma organização, é necessário repensar a lógica subjacente ao comportamento manifesto e,assim, redirecionar os hábitos/práticas, a fim de melhorar o desempenho profissional. O suporte teórico adveio, principalmente, das idéias de Edgar Schein.Participaram do estudo dez profissionais de diferentes categorias, sendo todos servidores públicos federais de um Hospital Universitário – HU, do extremo sul do país. Partiu-se da relação indivíduo-comportamento-organização, articulando aspectos subjetivos e objetivos para apreensão das condições reais e das representações simbólicas que a envolvem. Teve-se como objetivo identificar elementos da Cultura Organizacional do Hospital Universitário, com vistas a analisar suas repercussões no comportamento organizacional e implicações no contexto da qualidade do trabalho assistencial. A entrevista foi a técnica utilizada para a coleta de dados, durante a qual foram feitas três perguntas que contemplavam as condições de trabalho, o processo de integração/socialização e a prática profissional. A análise e organização dos dados deram origem a cinco categorias que apontaram para aspectos relacionados às condições para realização do trabalho, relações hierárquicas, comprometimento organizacional, relações interpessoais e a função pública. A partir da relação feita entre as unidades de análise e os autores que estudam a cultura organizacional, foi possível inferir algumas idéias conclusivas a respeito do comportamento dos profissionais deste HU, desde sua fundação até os dias atuais. Os elementos culturais(artefatos visíveis, valores, pressuposições compartilhadas) que puderam ser decifrados e que mais fortemente representam/traduzem a história organizacional foram: o exercício da autonomia,da criatividade e da responsabilidade como fomentadores do comprometimento profissional; as relações de respeito e admiração pelas chefias, resultando em valorização da autoridade por competência, da hierarquia e da liderança; as manifestações de coragem, superação, cooperação, dedicação e obediência, que representavam o cotidiano dos primórdios do HU; o reconhecimento dispensado ao envolvimento dos trabalhadores, na busca pelo sucesso da instituição; e, por fim, a preconização do trabalho em equipe, da cumplicidade e da solidariedade, correspondendo a valores que coexistiam e orientavam as práticas. No entanto, o cenário atual é adverso e contraria as antigas verdades da instituição. O paradigma comportamental foi rompido e as certezas culturais foram desestruturadas, dando lugar a valores como a burocracia, o status pelo poder, a eqüidade,a estabilidade e os interesses políticos, todos, aparentemente, motivados pelo exercício da função pública. Os elementos da cultura organizacional elencados neste estudo parecem ter implicação direta na qualidade do trabalho assistencial, pois seus aspectos disfuncionais, de alguma forma, interferem no comprometimento e na motivação profissional. Esta pesquisa pode contribuir com a administração do HU/FURG, quando esta desejar implementar novas propostas de trabalho,redirecionar o comportamento, resgatar o comprometimento e, assim, melhorar a qualidade/desempenho profissional.
 
This study is about a descriptive exploratory research of qualitative nature and approaches the complex and intricate world of organizational culture. Intending to uncover some aspects of the cultural universe of an organization it’s necessary to rethink the underlying logic to the manifest behaviour and,on this way, redirect habits/practice to improve the professional performance. The theoretical support came, mainly,from the ideas of Edgar Schein. Ten professionals from different categories have participated this study and all of them work at public service at an University Hospital (UH) from extreme south of the country. It started at the individual-behaviour-organization relation, articulating subjective and objective aspects to comprehension of the real conditions and symbolic representations that involves that relation. The objective was to identify the components of the Cultural Organization from the University Hospital, aiming to analyse the effects on organizational behaviour and the implications on the assistance service quality. The method used to collect data was the interview in which three questions were made around working conditions, the socialization/integration process and the professional practice. The data analysis and organization originated five categories that pointed to aspects related to work conditions, hierarchical relationships, organizational commitment, interpersonal relationships and public function. Once established the relation between the analysis units and the authors that studied the organizational culture, it was possible to deduce conclusively ideas about the behaviour of the professionals who work at this UH since it’s foundation to nowadays. The cultural elements (visible artefacts, values, shared presuppositions)that could be understood and strongly represent/translate the organizational history were: the exercise of autonomy, creativity and responsibility, as the reasons the professional commitment; the feelings of admiration and respect about the superiors, resulting into an enhancing of authority due competence, of hierarchy and of leardership; the manifest of courage, self-improving, cooperation, dedication and obedience, that represented the everyday from the beginning of times of the UH; the appreciation to the involvement of the workers while chasing the success of the institution; and, at least, the advocating of team work,of commiseration,and solidarity, corresponding to values that used to coexist and orientate the work. The behavioural paradigm was broken and the cultural sureness was dismantled and values such as bureaucracy, status due power, the equity, the stability and the political interests, all of it, apparently, motivated by the exercise of the public function. The elements of organizational culture pointed in this study seems to have direct implication in the assistance work quality because, it’s not functional aspects, somehow, interferes with the commitment and professional motivation. This research may contribute to improve the administration department from UH/FURG, when that will to implement new work proposals, redirect the behaviour, rescue the commitment and, thus, improve the professional quality/performance.
 
Este estudio trata de una pesquisa exploratória- descriptiva de naturaleza cualitativa. Aborda el complejo e intrincado mundo de la Cultura organizacional. Para desvendar algunos aspectos del universo cultural de una organización es necesario repensar la lógica subjacente en el comportamiento manifiesto y así,redireccionar los habitos/prácticas, con el fin de mejorar el desempenho profesional. El soporte teórico advén, principalmente, de las ideas de Edgar Schein. Participaron del estudio diez profesionales de diferentes categorías, siendo todos empleados públicos federales del Hospital Universitario- HU del extremo sur del país. Se partió de la relación individuo-comportamiento organización, articulando aspectos subjetivos y objetivos para a apreención de las condiciones reales y de las representaciones simbólicas que la envuelven. Se tuvo como objetivo identificar elementos de la Cultura Organizacional del Hospital Universitario, con vistas a analizar sus repercuciones en el comportamiento organizacional y las implicaciones en el contexto de la calidad del trabajo asistencial. La entrevista fué la técnica utilizada para la colecta de datos, durante la cual fueron hechas tres preguntas que contemplaban las condiciones de trabajo, el proceso de integración/socialización y la práctica profesional. El análisis y la organización de los datos originaron cinco categorías que señalaron para aspectos relacionados a las condiciones para la realización del trabajo, relaciones jerárquicas, comprometimiento organizacional, relaciones interpersonales y la función pública. A partir de la relación hecha entre las unidades de análisis y los autores que estudian la cultura organizacional, fué posible inferir algunas ideas conclusivas a repecto del compotamiento de los profesionales de este HU, desde su fundación hasta los días actuales. Los elementos culturales (artefactos visibles, valores, presuposiciones compartidas) que pudieron ser descifrados y que más fuertemente representan /traducen la historia organizacional fueron: el ejercicio de la autonomía, de la criatividad y de la responsabilidad como fomentadores del comprometimiento profesional; las relaciones de respeto y admiración por las jefías, resultando en valorización de la autoridad por competencia, de la jerarquía y de la lideranza; las manifestaciones de coraje, superación, cooperación, dedicación y obediencia, que representaban el cotidiano de los primordios del HU; el reconocimiento dispensado al envolvimiento de los trabajadores, en la busca por el suceso de la institución; y, por fin, la pregonización del trabajo en equipo, de la complicidad y de la solidaridad, correspondiendo a valores que coexistian y orientaban las prácticas. Sin embargo, el escenário actual es adverso y contraría las antigüas verdades de la institución. El paradigma comportamental fué roto y las certezas culturales fueron desestructuradas, dando lugar a valores como la burocracía, el status por el poder, la igualdad, la estabilidad y los intereses políticos, todos, aparentemente, motivados por el ejercicio de la función pública. Los elementos de la cultura organizacional elencados en este estudio parecen tener implicación directa en la calidad del trabajo asistencial, pués sus aspectos disgregados, de alguna forma, interfieren en el comprometimiento y en la motivación profesional. Esta pesquisa puede contribuir con la administración del HU/FURG, cuando esta desee implementar nuevas propuestas de trabajo, redirecionar el comportamiento, rescatar el comprometimiento y así, mejorar la calidad/desempeño profesional.
 

Description:

Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, 2006.

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  • EENF – Mestrado em Enfermagem (Dissertações)