Show simple item record

dc.contributor.advisor Mackedanz, Luiz Fernando
dc.contributor.author Araújo, Rafaele Rodrigues de
dc.date.accessioned 2012-11-28T21:18:26Z
dc.date.available 2012-11-28T21:18:26Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation ARAÚJO, Rafaele Rodrigues de. Temas estruturadores no ensino de física: potencializando a aprendizagem em termodinâmica no ensino médio através de unidades didáticas. 2012. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2854
dc.description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Nesta pesquisa buscamos investigar através das ações educativas dos professores de Física em sala de aula do Ensino Médio, a implementação dos temas estruturadores no ensino e aprendizagem, de forma a desenvolver um aprendizado significativo dos conceitos físicos pelos estudantes. Os temas estruturadores foram propostos pelas Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+, 2002), de forma que estes têm como seus objetivos desenvolver competências e habilidades dos estudantes, de maneira contextualizada e interdisciplinar, a fim de estruturar a prática pedagógica. Para investigar a potencialidade destes temas, apostamos no planejamento de um material baseado no tema estruturador “Calor, Ambiente, Formas e Usos de Energia” - conteúdo de Termodinâmica - na forma de uma Unidade Didática (UD) intitulada “Ensinando e aprendendo Física aumenta a temperatura”. No desenvolvimento da UD utilizamos os pressupostos contidos nos documentos oficiais, como a contextualização, o desenvolvimento de competências e integramos na pesquisa a teoria da aprendizagem significativa. Para análise dos dados, que emergiram dos parceiros de pesquisa (professores e alunos), utilizamos a Análise Textual Discursiva e a Estatística Descritiva. Com a Análise Textual Discursiva, onde ocorre um processo de unitarização e categorização, chegamos às seguintes categorias: Diálogo como mediador do processo de ensino e aprendizagem, O papel importante da metodologia para o ensino e aprendizagem em Física e Enxergando o papel da Física na escola a partir do (re) pensar da prática pedagógica. Estas foram discutidas a partir das falas dos parceiros de pesquisa e de teóricos que dialogam sobre esses conceitos. Com estatística descritiva mostramos uma análise sobre o crescimento do aprendizado dos estudantes sobre o conteúdo de Termodinâmica com a aplicação da UD. Esta pesquisa confirma que, em uma sala de aula onde há espaço para o diálogo e que o estudante entenda o motivo de aprender os conceitos físicos, o ensino da Física se torna algo prazeroso e que terá significado para sua vida presente e futura. pt_BR
dc.description.abstract This research have as main goal the investigation of the implementation of structuring issues in the teaching and learning process through educational acts carried out by Physics teachers in high school so that students can experience meaningful learning of concepts in Physics. The structuring issues were recommended by the Complementary Educational Guidelines to the National Curriculum Parameters (PCN+, 2002) whose objective is to develop students’ competences and skills in a contextualized and interdisciplinary way, in order to structure the pedagogical practice. In order to investigate the potentiality of these issues, I have planned some material which is based on the structuring issue “Heat, Environment, Forms and Uses of Energy”, in Thermodynamics, and have created a Didactic Unit (DU) named “Teaching and learning Physics increases the temperature”. In order to develop the DU, I have used the premises found in official documents, such as the contextualization and the development of competences, besides integrating the theory of meaningful learning into the research. Data were provided by my research partners (teachers and students) and their analysis was carried out by Textual Discourse Analysis and by Descriptive Statistics. The former has led me to the following categories: Dialogue as a mediator in the teaching and learning process; the important role of methodology in the teaching and learning process in Physics: and Understanding at the role Physics plays in the school while (re)thinking about the pedagogical practice. The discussion of these categories was based on my partners’ speeches and on what theoreticians say about these concepts. Descriptive Statistics has enabled me to analyze the growth of students’ learning about the concept of Thermodynamics by applying the DU. This research confirms that a class becomes pleasant and meaningful for present and future life when there is space for dialogue and students understand the reason why they learn concepts in Physics. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Temas estruturadores pt_BR
dc.subject Contextualização pt_BR
dc.subject Unidade didática pt_BR
dc.subject Competências pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Structuring issues pt_BR
dc.subject Contextualization pt_BR
dc.subject Didactic unit pt_BR
dc.subject Competences pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.title Temas estruturadores no ensino de física: potencializando a aprendizagem em termodinâmica no ensino médio através de unidades didáticas pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

Show simple item record