Influência da suplementação alimentar com ácidos graxos sobre o desempenho reprodutivo do roedor Calomys laucha (Rodentia: Cricetidae)

Oliveira, Raquel Nunes Vidart de

Abstract:

Tendo em vista que ácidos graxos da família n-3 melhoram a capacidade reprodutiva nos mamíferos, que C. laucha consome sementes de vários vegetais que contêm estes ácidos graxos, que estes ácidos graxos são utilizados comercialmente como óleos comestíveis e que pouco se conhece sobre o efeito destes ácidos graxos comerciais na reprodução; O presente estudo teve como objetivo verificar os efeitos da suplementação alimentar, com óleo de girassol e manteiga comerciais, sobre o desempenho reprodutivo e o crescimento do roedor C. laucha. Espécimes de C. laucha foram capturados nas dunas costeiras da praia do Cassino (32°20’S e 52°10’W), balneário da cidade de Rio Grande-RS (Brasil). Os animais capturados foram levados para o biotério do DCF da FURG. Com estes animais foram formados casais e 60 filhotes destes casais foram utilizados no experimento. Foram formados 10 casais de cada grupo de dieta. Grupo Controle: Ração comercial Purina® (ad libitum) e água ad libitum. Grupo Óleo de Girassol: Ração comercial Purina® suplementada com 10% de óleo de girassol comercial da marca Salada® (10g/animal/dia) e água ad libitum. Grupo Manteiga: Ração comercial Purina® suplementada com 10% de manteiga comercial da marca Danby® (10g/animal/dia) e água ad libitum. Foram registrados os seguintes parâmetros reprodutivos: número de filhotes por parto, cio pós-parto, percentual de infanticídios, peso de nascimento e peso de desmame dos filhotes e o ganho de peso durante a amamentação. O número de filhotes por parto foi significativamente menor (p<0,05) nos grupos óleo de girassol e manteiga em relação ao grupo controle. A ocorrência de cio pós-parto foi verificada em todos os grupos e os infanticídios foram ocasionais. Não encontramos diferenças significativas (p>0,05) nos pesos de nascimento dos filhotes. Os grupos suplementados tiveram os maiores pesos de desmame (p<0,05) e o maior ganho de peso dos filhotes (p<0,05). Concluímos que a suplementação alimentar com lipídios de fontes comerciais não favorece a reprodução de C. laucha.

Description:

Dissertação (mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Pós–graduação em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada, Instituto de Ciências Biológicas, 2007.

Show full item record

 

Files in this item