Abstract:
Diante do envelhecimento populacional acelerado e do aumento da longevidade, muitos idosos apresentarão doenças e agravos crônicos não transmissíveis (DANT), que podem causar dependência. A família, considerada a principal cuidadora, necessitará de acompanhamento constante dos serviços de saúde e de programas sociais. A partir deste contexto e, sendo enfermeira de um hospital universitário, no qual cada vez mais internam pacientes idosos, decidi realizar este trabalho com o objetivo geral de construir um espaço coletivo dialógico com os cuidadores familiares dos idosos internados numa unidade de clínica médica, com vistas a uma educação em saúde e, como objetivos específicos, discutir em grupo as dificuldades dos cuidadores no processo de cuidar do ser idoso; compartilhar as experiências entre os cuidadores, unindo-se aos conhecimentos do profissional enfermeiro; elaborar um guia a partir das discussões grupais, servindo como um recurso para esclarecer dúvidas de outros cuidadores e para os profissionais conhecerem as necessidades mais freqüentes dos cuidadores familiares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, convergente-assistencial, com 15 cuidadores familiares dos idosos internados num setor de clínica médica de um hospital universitário. Para a coleta de dados, escolhi trabalhar com a dinâmica de grupo, utilizando a estratégia teórico-metodológica dos círculos de cultura, preconizada por Paulo Freire. A análise foi realizada seguindo-se quatro processos genéricos: apreensão, síntese, teorização e transferência. Foram identificadas três categorias: “Discutindo coletivamente em grupo dificuldades do dia-a-dia no processo de cuidar do idoso”, “Compartilhando as experiências entre os cuidadores, unindo-se aos conhecimentos do profissional enfermeiro” e “Educação em saúde”. Na primeira categoria foram estabelecidas três sub-categorias: “Sobrecarga do cuidador”, “O suporte formal” e “As atividades de vida diária (AVD)”. Na segunda categoria destacaram-se “Compartilhando saberes” e “Os conhecimentos do profissional enfermeiro” e, na terceira categoria, “Necessidade de educação em saúde para os cuidadores familiares”, “Déficit de orientações aos cuidadores por parte da equipe de saúde”, “A necessidade de educação em saúde para os profissionais” e “Educação em saúde através da metodologia freireana”. Conclui que o objetivo de construção de um espaço dialógico, para discussão das dificuldades e troca de experiências entre os cuidadores e o profissional enfermeiro, foi alcançado, e que a metodologia freireana utilizada, contribuiu para a aproximação das pessoas, possibilitando o diálogo e a troca de experiências no grupo. Acredito que, após a fase de apresentação e divulgação desta pesquisa, deve ser realizada uma reflexão sobre a possibilidade de continuidade deste trabalho no hospital, pois considero que será um diferencial na assistência de enfermagem ao idoso e seu familiar.
Facing the fast population aging and the rising of the longevity, many seniors are supposed to show non-transmittable diseases and chronic offenses, which can cause dependence. The family is considered the major protector and it will need constant attendance from the health services and social programs. Departing from this context, and as a nurse of a university hospital, in which most of patients are seniors, I decided to do this task aiming to build a dialogic and collective space in association with the familiar protectors of seniors who are interned in a medical clinic unit looking for a education in health which has as special goals to discuss in group the protectors’ difficulties in the process of taking care of a senior; to share the experiences among the protectors, uniting them to the professional nurse’s knowledge; to create a guide departing from the group discussions, that will serve as a source to make the other protectors’ doubts clear and also it will make the professionals able to know the more frequent needs of the familiar protectors. It is a qualitative, convergent- assistance research with 15 familiar protectors of seniors who are interned in a medical clinic unit of a university hospital. I choose to work with the group dynamic using the methodological-theoretical strategy of the culture circles, extolled by Paulo Freire to collect the data. The analysis was made fallowing four generic processes: apprehension, synthesis, theory and transference. Then three categories were identified: “collectively discussing in group the everyday difficulties in the process of taking care of a senior”, “sharing the experiences among the protectors uniting them to the professional nurse’s knowledge” and “Education in health”. In the first category three sub-categories were established: “protector’s overload”, “the formal support” and “the daily life activities (DLA)”. In the second two categories were pointed out: “sharing the knowledge” and “ the professional nurse’s knowledge” and the third category points “the need of education in health for familiar protectors”, “deficit in the orientations given to the protectors by the health team”, “the need of education in health for professionals” and “education in health through Paulo Freire’s methodology”. I concluded that the aim of building a dialogic space for discussion about the difficulties and experiences’ exchanges among the protectors and the professional nurse was reached and the Paulo Freire’s methodology contributed for people’s approach, making the dialogue and the experiences’ exchanges in the group possible. I believe that after a presentation and divulgation phase of this research, a reflection about the possibility of continuity of this work in the hospital must be done because I consider that it will be a differential in the nursery assistance to the senior and its familiar.
Delante del envejecimiento poblacional acelerado y el aumento de la longevidad, muchos ancianos han a presentar enfermedades y agraves crónicos no transmisibles (EANT), que pueden causar dependencia. La familia, considerada la principal cuidadora, tendrá necesidad de constante vigilancia de los servicios de salud y programas sociales. Partiendo de esto contexto y, siendo enfermera de un hospital universitario, lo cual cada vez más internan pacientes ancianos, decidí llevar a cabo este trabajo, con el objetivo general de construir un espacio colectivo de diálogo con el de los cuidadores familiares de ancianos hospitalizados en una unidad de medicina general, con la mirada de una educación, y como objetivos específicos, discutir las dificultades de un grupo de cuidadores en el cuidado de los ancianos; compartir experiencias entre los cuidadores, uniendo los conocimientos de los profesionales de enfermería, elaborar una guía de los debates del grupo, actuando como recurso para las preguntas de los cuidadores y otros profesionales para satisfacer las necesidades más frecuentes de los cuidadores familiares. Esta es una investigación cualitativa, convergente-asistencial, con 15 cuidadores familiares de personas ancianas hospitalizados en un sector de medicina general en un hospital universitario. Para la colecta de los datos, optó por trabajar con dinámicas de grupo, utilizando la estrategia metodológica y teórica de los círculos de la cultura, defendida por Paulo Freire. El análisis se llevó a cabo, seguido de cuatro procesos genéricos: la aprehensión, la síntesis, la teoría y la transferencia. Se identificaron tres categorías: "Hablar de las dificultades en conjunto como un grupo de día a día en el cuidado de los ancianos", "Intercambio de experiencias entre los cuidadores, uniendo los conocimientos de los profesionales de enfermería" y "La educación para la salud". En la primera categoría se establecieron tres subcategorías: "La sobrecarga del cuidador", "El apoyo formal" y "Las actividades de la vida diaria (AVD). En la segunda categoría destacamos: "Compartir los conocimientos" y "El conocimiento de los profesionales de enfermería" y en la tercera categoría, "La necesidad de educación para la salud de los cuidadores familiares", "falta de orientación a los cuidadores por el equipo de salud", "La necesidad de profesionales de la educación para la salud" y "La educación para la salud a través de metodología de Freire”. Llego a la conclusión de que el objetivo de construir un espacio de diálogo para la discusión de las dificultades y el intercambio de experiencias entre los cuidadores y los profesionales de enfermería fue alcanzado y que la metodología freireana utilizada, contribuyó para unir las personas, facilitando el diálogo y el intercambio de experiencias en el grupo. Creo que después de la fase de presentación y difusión de esta investigación, debe ser realizado un debate sobre la posibilidad de continuar este trabajo en el hospital, porque creo que será un diferencial en el cuidado de enfermería a los ancianos y su familia.