Abstract:
As adolescentes, compartilhando saberes com outros indivíduos com realidade semelhante, possuem a capacidade de elaborar um conhecimento prático sobre a maternidade, reproduzindo e construindo representações acerca do significado do ser mãe. Este estudo teve por objetivo compreender o significado da maternidade para mães adolescentes à luz da Teoria das Representações Sociais. Foi executada uma pesquisa qualitativa, descritiva, apoiada no referencial teórico da Teoria das Representações Sociais. Foi realizada no Serviço de Enfermagem do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. na Cidade do Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul. As participantes do estudo foram dez mães adolescentes com idades entre 15 e 19 anos que tiveram seus filhos neste hospital entre os meses de setembro de 2008 a janeiro 2009. A coleta de dados ocorreu em maio de 2009 através da técnica de entrevista semi-estruturada. A análise dos dados ocorreu através dos preceitos da análise textual. A execução da pesquisa ocorreu após a autorização ao Comitê de Ética em Pesquisa na Área da Saúde sob o parecer n° 72/2009 e foram seguidos todos os preceitos éticos que regem as pesquisas com os seres humanos. A partir da análise dos dados obtiveram-se quatro categorias: reações e sentimentos frente ao diagnóstico da gravidez; o significado da maternidade para a mãe adolescente; o viver da mãe adolescente após o nascimento do bebê e expectativas da mãe adolescente para o futuro. Diante do diagnóstico da gravidez, as mães adolescentes expressaram diversas reações e sentimentos que sofreram mudanças no decorrer da gestação e após o nascimento do bebê. O significado da maternidade para as mães adolescentes apresentou-se distinto antes e após o nascimento do bebê. Antes do nascimento da criança, este significado foi relatado a partir das expectativas da adolescente e de representações que foram construídas no seu contexto social. Após o nascimento da criança, este significado foi manifestado a partir da concretude de suas vivências como mães. O nascimento da criança impõe profundas transformações no processo de viver das mães adolescentes que referem significados positivos e negativos decorrentes de um período de transição entre o ser adolescente e o ser mãe. Como aspectos negativos evidenciou-se representações da gravidez na adolescência como um evento gerador de conflitos intra-familiares; do parto como um evento ancorado na idéia de dor e a adolescente como um indivíduo imaturo para desempenhar o papel materno. Em relação aos aspectos positivos emergiram do estudo a melhora nas relações interpessoais familiares e sociais e o amadurecimento advindo do assumir a responsabilidade pelo cuidado com a criança. Conclui-se que os profissionais da saúde/enfermagem precisam atuar colocando em prática as políticas de saúde específicas do adolescente garantindo-lhe acesso aos serviços de saúde, a educação em saúde e aos métodos contraceptivos.
The adolescent girls, by sharing knowledge with other individuals who have similar reality, have the capacity to conceive a practical knowledge about the maternity, and are able to reproduce and build representations concerning the meaning of being mother. This study aimed at understanding the meaning of maternity to adolescent mothers in the light of the Social Representations Theory. A qualitative, descriptive research, leaning in the theoretical resources of the Social Representations Theory was accomplished. It has been accomplished in the Nursing Service of the Academical Hospital Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. in the city of Rio Grande, state of Rio Grande do Sul. The participants of the study were ten adolescent mothers with aged between 15 and 19 years old who gave birth to their children in this hospital between September of 2008 and January of 2009. The collection of data happened in May of 2009 through the technique of semi-structured interview. The data analysis was developed under the precepts of textual analysis. The accomplishment of the research happened after the authorization of the Committee of Ethic in Health Research under the written opinion number 72/2009 and all of the ethical precepts that guide researches with the human beings have been followed. Starting from the data analysis, four categories have been obtained: reactions and feelings regarding the pregnancy diagnosis; the meaning of maternity to the adolescent mother; the life of the adolescent mother after the baby's birth and the adolescent mother's expectations for the future. In face of the pregnancy diagnosis, the adolescent mothers expressed various reactions and feelings that changed in the course of the gestation and after the baby's birth. The meaning of maternity to the adolescent mothers was noticed to be different before and after the baby's birth. Before the child's birth, this meaning was reported from the adolescent's expectations and from representations that had been built in her social context. After the child's birth, this meaning was manifested by the realization of their experiences as mothers. The child's birth imposes deep transformations in the adolescent mother's life process which include positive and negative meanings originated from a transition period between being adolescent and being mother. As negative aspects it has been possible to notice representations of pregnancy in the adolescence as an intra-family conflict-maker event, of the childbirth as an event anchored in the idea of pain, and of the adolescent as an immature individual to play the maternal role. Regarding the positive aspects which emerged from this study, the improvement of the family and social interpersonal relationships and the maturing which resulted from assuming the responsibility for the child's care should be mentioned. It has been concluded, therefore, that the professionals of health/nursing need to act and put in practice the health policies which are specific for adolescents, assuring access to the health services, education in health, and to the contraceptive methods.
Los adolescentes, intercambiando conocimientos con otras personas con realidades similares, tienen la capacidad de desarrollar un conocimiento práctico acerca de la maternidad, haciendo reproducción y construcción acerca de las representaciones sobre el significado de ser madre. Este estudio tuvo como objetivo comprender el significado de la maternidad para las madres adolescentes a la luz de la Teoría de las Representaciones Sociales. Fue ejecutada una investigación cualitativa, descriptiva, con el apoyo del marco teórico de la Teoría de Representación Social. Fue realizada en el Servicio de Enfermería del Hospital Universitario Dr. Miguel Riet Correa Jr. en Rio Grande, en Rio Grande do Sul. Los participantes del estudio fueron diez madres adolescentes con edades entre 15 y 19 años que tuvieron sus hijos en esto hospital entre los meses de septiembre de 2008 a enero 2009. La colecta de datos ocurrió en mayo de 2009 a través de la técnica de entrevista semiestructurada. El análisis de datos ocurrió a través de los preceptos de análisis textual. La ejecución de la investigación ocurrió después de la autorización Del Comité de Ética en Investigación del Sector de la Salud en el parecer n º 72/2009 y fueron seguido todos los principios éticos que rigen la investigación con seres humanos. Partiendo del análisis de los datos fueron obtenidos cuatro categorías: reacciones y sentimientos frente al diagnóstico del embarazo; el significado de la maternidad para la madre adolescente; el vivir de la madre adolescente después del nacimiento del niño y las expectativas de la madre adolescente para el futuro. Delante Del diagnóstico del embarazo, las madres adolescentes han expresado diversas reacciones y sentimientos que han cambiar el curso del embarazo y después del nacimiento del niño. El significado de la maternidad para las madres adolescentes preséntense diferentes antes y después del parto. Antes del nacimiento del niño, este sentido fue informado a partir de las expectativas de la adolescente y de representaciones que fueron construidas en su contexto social. Después del nacimiento del niño, este sentido se expresó partiendo de la plenitud de sus experiencias como madres. El nacimiento del niño requiere cambios profundos en el proceso de vivir de las madres adolescentes que refiere significados positivos y negativos derivados de un período de transición entre o ser adolescente y el ser madre. Como aspectos negativos se queda evidente representaciones de embarazo en la adolescencia como un generador de conflictos intrafamiliares; del nacimiento como un acontecimiento anclado en la idea del dolor y la adolescente como un individuo inmaduro para actuar como madres están presentes en el estudio. Para los aspectos positivos surgieron del estudio la mejora en las relaciones interpersonales, familiares y sociales y la maduración advenida del acto de asumir la responsabilidad para el cuidado con el niño. Se concluye que los profesionales de la salud / enfermería necesitan actuar colocando en practica las políticas publicas de salud del adolescentes, garantizando el acceso a los servicios de salud, educación para la salud y los métodos anticonceptivos.