Abstract:
A estrutura de capital indica as proporções de financiamento com recursos próprio e de terceiros de longo prazo. Em relação às
companhias de capital aberto e fechado, a literatura indica não haver diferenças nos custos e benefícios de se tomar recursos emprestados. O objetivo do trabalho que originou esse artigo é avaliar a relação
existente entre a estrutura de capital das concessionárias de rodovias e o porte das empresas. A revisão teórica do artigo inicia com estrutura de capital contendo tópicos inerentes à Teoria da: Hierarquia Pecking
Order, Irrelevância - MM, Estrutura Ótima de Capital; segue identificando diferenças entre a estrutura de capital em empresas de capital fechado versus capital aberto e finaliza apresentando as características da
concessão de serviços públicos de rodovias. A metodologia utilizada é empírico-analítica, realizada por meio de coleta, cálculo e análise dos dados nas demonstrações financeiras das concessionárias de rodovias de 1998 a 2005. A técnica de estatística adotada para o estudo foi a análise discriminante múltipla de três grupos. Considerando –se as
limitações da pesquisa, constatou-se que o modelo não selecionou nenhuma variável significativamente discriminante indicando que os índices de estrutura de capital e a composição do capital próprio e de
terceiros não influenciaram nos portes das concessionárias de rodovias no Paraná, aceitando a hipótese nula. O artigo indica a
necessidade de se expandir a pesquisa para concessionárias em outros Estados e períodos para poder generalizar as conclusões.
The capital structure indicates the proportion of funding through own and others long term. In relation to public companies and closed the literature indicates no differences in the costs and benefits of taking borrowed resources. The aim of the work that originated this article is to evaluate the relationship between capital structure of the highway concessionaires and company size. The theoretical review
article starts with the capital structure containing topics related to Theory: Hierarchy Pecking Order, Inappropriate - MM, Optimal Capital Structure; following identifying differences between the structure of capital in private equity capital versus open ends and having the characteristics of the concession of public roads. The methodology used is empirical analysis, conducted through collection, calculation
and analysis of data in financial statements of highway concessionaires from 1998 to 2005. The statistical technique adopted
for the study was multiple discriminant analysis of three groups. Considering the limitations of the research, it was found that the model did not select any significantly discriminating variable indicating that the rates of capital structure and composition of equity and others did not influence the sizes of the highway concessionaires in Paraná,
accepting the null hypothesis. The article indicates the need to expand your search to dealers in other states and periods in order to generalize the findings.