A concepção de educação e a condução de processos participativos na gestão ambiental pública. O caso do conselho ambiental da Ilha dos Marinheiros (Rio Grande - RS)

Lima, Luciana Sereneski de; Molon, Susana Inês; Asmus, Milton Lafourcade; Loureiro, Carlos Frederico Bernardo

Abstract:

 
O objetivo deste artigo é refletir criticamente sobre a vinculação entre as concepções de educação e a forma como são conduzidos processos participativos no contexto da gestão ambiental pública. A reflexão incidiu sobre o processo participativo no Conselho Ambiental da Ilha dos Marinheiros (Rio Grande-RS) e deu-se a partir da perspectiva sócio-histórica de pesquisa qualitativa. A análise crítica da experiência desvelou sentidos implícitos que apontam para caminhos que não condizem com aqueles que discursivamente se assumiu. A equipe que conduziu o processo tinha como objetivo de sua atuação o “empoderamento” do Conselho, ao mesmo tempo sua prática gerou uma relação de profunda dependência que impediu atingir plenamente esse objetivo. Revelou-se com a pesquisa que a equipe adotou ao mesmo tempo as concepções de educação tradicional e construtivista, sob o lema do “aprender fazendo”. Isto reforçou as relações de dependência e opressão que se buscava superar.
 
The aim of this paper is to reflect critically on the link between the conceptions of education and the way how participatory processes are conducted in the context of public environmental management. The discussion focused on the participatory process in the Council Environment of the Island of Sailors (Rio Grande-RS) and was accomplished from the socio-historical perspective of qualitative research. The critical analysis of the experience revealed senses implicit that do not correspond with those who discursively is assumed. The team that conducted the process it had as objective of his performance the empowerment of the Council. But its practice has generated a relationship of deep dependence that has prevented fully achieve this goal. The research shows that the team adopted at the same time the concepts of traditional and constructivist education, under the motto "learning by doing". This has reinforced the relations of dependence and oppression that sought overcome.
 

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