Abstract:
A Síndrome de burnout constitui-se em um processo que resulta em exaustão física,
mental e emocional, em virtude de um período prolongado de exposição a elevados níveis de estresse, decorrentes de situações de trabalho, expandindo-se, na atualidade, o interesse por sua investigação em estudantes. O objetivo deste estudo foi: investigar a síndrome de burnout entre estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública do Sul do Brasil. Realizou-se uma pesquisa em duas etapas: uma quantitativa e uma qualitativa. A etapa quantitativa foi realizada com uma amostra de 168 estudantes, mediante a aplicação de uma adaptação do Maslach Burnout Inventory – Student Survey. Os dados foram analisados através da análise descritiva e de variância. Na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 24 estudantes, das diferentes séries do curso de graduação em enfermagem. Realizou-se a Análise Textual Discursiva dos dados. Na etapa quantitativa, os resultados evidenciaram que os estudantes
pesquisados não apresentam a síndrome de burnout, manifestando médias altas em
Exaustão Emocional, baixas em Descrença e altas em Eficácia Profissional. Constatou-se que estudantes mais jovens e que realizam atividades de lazer apresentam maior Eficácia Profissional, diferentemente de estudantes das séries iniciais e que não realizam atividades extracurriculares; conciliar trabalho e estudos influenciou negativamente apenas a dimensão Eficácia Profissional enquanto a intenção de desistir do curso influenciou negativamente as dimensões Descrença e Eficácia Profissional. Na etapa qualitativa, os resultados assinalaram que as especificidades das situações vivenciadas pelos estudantes na graduação parecem
desencadear a exaustão emocional, contribuindo para que se distanciem dos
estudos e para o comprometimento do seu sentimento de eficácia profissional. Os
elevados índices de Exaustão Emocional vivenciados pelos estudantes reforçam a
necessidade de contínuas indagações, reflexões e discussões nas instituições de
ensino, enfocando situações que podem favorecer ao desgaste e exaustão dos
estudantes de graduação em enfermagem, considerando, especialmente, a especificidade dos seus ambientes de formação. As manifestações de desgaste, distanciamento dos estudos e ineficácia referidas pelos estudantes requerem atenção e valorização por parte das instituições de ensino, com o planejamento e a implementação de ações que visem minimizar o estresse ocasionado pelas situações identificadas, as quais parecem estar associadas ao desenvolvimento das
dimensões do burnout entre os estudantes.
The burnout syndrome is a process leading to physical, mental and emotional exhaustion, due to long exposure to high levels of stress arising from work situations; lately there’s an increased interest in its research related to students. This study aimed to investigate burnout syndrome amongst nursing undergraduate students of a public university in southern Brazil. The research was conducted in two phases: a quantitative and a qualitative one. The quantitative phase was conducted with a sample of 168 students, by applying an adapted form of the Maslach Burnout Inventory - Student Survey. The data was analyzed through descriptive and variance
analysis. In the qualitative phase, semi-structured interviews were conducted with 24 undergraduate students of different grades of the nursing program. Discursive textual analysis of the data was performed. In the quantitative phase, the results showed that the students surveyed were not victims of the burnout syndrome, expressin ghigh ratio of Emotional Exhaustion, low of Disbelief and high on Professional Efficacy. It was found that younger students with leisure activities have higher Professional Efficacy, unlike those in initial grades and with no extracurricular activities; combining work and studies showed negative effects on the Professional Efficacy scale only whereas the intention of quitting the course negatively influenced the Disbelief and Professional Efficacy scales. In the qualitative phase, the results indicated that the specific situations experienced by students during graduation seem to trigger emotional exhaustion, fostering detachment from their studies and compromising their sense of professional efficacy. The high levels of emotional exhaustion experienced by students reinforce the need for ongoing probe, consideration and discussion on educational institutions, focusing on situations that may contribute to worn-out and exhaustion of undergraduate nursing students, considering their specific training environment. The worn-out, detachment from studies and inefficacy symptoms referred to by the students require, from the higher education institutions, appropriate attention and consideration by planning and implementing actions to minimize the stress caused by the identified situations, which appears to be associated to the development of the burnout dimensions among students.
El síndrome de burnout se constituye en un proceso que resulta en agotamiento físico, mental y emocional, debido a una exposición prolongada a altos niveles de estrés, que surgen de situaciones de trabajo, se expandiendo en la actualidad, el interés por su investigación en estudiantes. El objetivo de este estudio fue: investigar el síndrome de burnout entre estudiantes de graduación en enfermería de una universidad pública en el sur de Brasil. Se ha realizado una investigación en dos etapas: una cuantitativa y otra cualitativa. La etapa cuantitativa fue realizada con una muestra de 168 estudiantes, mediante la aplicación de una adaptación de Maslach Burnout Inventory - Student Survey. Los datos fueron analizados a través del análisis descriptivo y de varianza. En la etapa cualitativa, fueron realizadas entrevistas semi-estructuradas con 24 estudiantes, de diferentes grados de la graduación en enfermería. Se realizó el análisis textual discursivo de los datos. En la etapa cuantitativa, los resultados evidenciaron que los estudiantes encuestados no tenían el síndrome de burnout, manifestaron medias altas en debilidad emocional, bajas en incredulidad y altas en eficacia profesional. Se ha constatado que estudiantes más jóvenes y que realizan actividades de ocio presentan mayor eficacia profesional, diferente de los estudiantes de los grados iníciales y que no realizan actividades extracurriculares; conciliar trabajo y estudios influye negativamente apenas en la dimensión eficacia profesional en cuanto la intención de dejar el curso influye negativamente las dimensiones incredulidad y eficacia profesional. En la etapa cualitativa, los resultados indicaron que los detalles de las situaciones vividas por los estudiantes en la graduación parecen desencadenar la debilidad emocional, contribuyendo para que se distancien de los estudios y para el deterioro de su sentimiento de eficacia profesional. Los altos índices de debilidad emocional vividos por los estudiantes refuerzan la necesidad de continuas indagaciones, reflexiones y discusiones en las instituciones educativas, centrándose en situaciones que pueden contribuir al desgaste y debilidad de los estudiantes de graduación en enfermería, teniendo en cuenta, especialmente, la especificidad de su ambiente de formación. Las manifestaciones de desgaste, el distanciamiento de los estudios y la ineficiencia mencionadas por los estudiantes requieren atención y valoración por parte de las instituciones educativas, con planificación e implementación de acciones que visen minimizar el estrés causado por situaciones identificadas, las cuales parecen estar asociadas al desarrollo de las dimensiones del burnout entre los estudiantes.