A superfície das águas: história e memória da elite pelotense

Santos, Nicéia Oliveira dos

Abstract:

 
A presente dissertação de Mestrado analisa o livro A superfície das águas, da escritora pelotense Hilda Simões Lopes, a partir da perspectiva do romance histórico. O trabalho divide-se em cinco capítulos. No primeiro, é feita uma comparação entre a referida obra e as demais da escritora. No segundo, são analisadas as relações entre a História e a Ficção, resgatando a historicidade dos dois gêneros desde a Grécia Antiga até o novo romance histórico. Também se discute como a romancista apropria-se da História, da época das charqueadas até a ditadura militar, e utiliza-se das fontes como inspiração literária, buscando elementos nos jornais da década de 1930, pertencentes ao acervo da família Simões Lopes. No terceiro, são analisados o mito do herói, os aspectos do trágico e da comédia, o mito das revoluções e a carnavalização estilística e social. No quarto, aponta-se para a diferença entre a História e a Ficção, com relação ao tempo, e se analisa, ainda, o tempo da escrita, o tempo da narrativa, o tempo da leitura e as diferenças entre eles. No quinto, discute-se a relação da obra em foco com a História da Literatura.
 
The mastership dissertation analyzes the book A superfície das águas, of the pelotense writer Hilda Simões Lopes from an historic romance perspective. The work is divided in five chapters. In the first chapter, a comparison is done between this book and the other writer’s books. In the second chapter, it is analyzed the relations between History and Fiction, considering the historicity of both genders since the Ancient Greece till now. It is also discussed how the romancer appropriates herself of the History, from the time of charqueadas till the military dictatorship, and uses the resources, which literary inspiration is based in newspapers from the decade of 1930, which belong to the patrimony of Simões Lopes family. In the third chapter, it is analyzed the myth of the hero, the aspects of the tragic and of the comedy, the myth of revolutions and the stylistic and social carnivalization. In the forth chapter, it is pointed out to the difference between the History and the fiction in relation to time, and it is still analyzed the time of writing, the time of narrative, the time of reading and the differences among them. In the fifth chapter it is discussed the relation of this book with the History of Literature.
 

Description:

Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, 2008.

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  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)