Subvalorização acionária em crises financeiras sob a ótica de teorias de estrutura de capital: um estudo junto às maiores empresas Brasileiras

Cruz, Ana Paula Capuano da; Cherobim, Ana Paula Mussi Szabo; Espejo, Márcia Maria dos Santos Bortolocci

Abstract:

 
Este estudo pretende verificar se, em momentos de crise financeira, há relação entre variações da precificação acionária, estrutura de capital e rentabilidade das empresas estudadas. Trata-se de um estudo de evento, desenvolvido por meio de estatística descritiva, testes de hipóteses não paramétricos e modelagem de equações estruturais. A estrutura de capital não influenciou a variável latente rentabilidade, tendo influenciado apenas a rentabilidade ajustada das empresas estudadas. A variação da precificação acionária foi influenciada pela estrutura de capital e não sofreu influência da rentabilidade das companhias pesquisadas. A hipótese de que as empresas mais rentáveis apresentam menor variação no valor de mercado não foi confirmada. Em síntese, é possível afirmar que as características internas à firma podem explicar parte das variações do valor de mercado. Sugere-se a incorporação de fatores externos à empresa e inerentes à crise, bem como a consideração do “efeito manada” de forma a aprofundar futuros estudos.
 
This study aims to determine if there are variations in the relationship between market value, capital structure and profitability of the companies studied, during financial crisis. This is a study of event, developed by means of descriptive statistics, tests of hypotheses and non-parametric structural equation modeling. The capital structure did not influence the profitability latent variable, and influenced just the companies adjusted profitability. The change in pricing was influenced by the equity capital structure and was not affected by companies` profitability. The hypothesis that more profitable firms have less variation in market value was not confirmed. To resume it can be said that the firm internal characteristics may explain part of changes in market value. It is suggested the incorporation of the company and external factors inherent in crisis, and the consideration of the “herd effect” in order to develop future studies.
 

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