Freire e Marx, os caminhos da dialética: ação e reflexão para transformação

Freitas, Luciane Albernaz de Araujo; Freitas, André Luis Castro de

Abstract:

Considerando que Hegel tenha elaborado sua concepção de dialética tendo com ponto de partida o movimento compreende-se que o fez a partir de seus pressupostos idealistas, levando ao aprisionamento da existência a consciência oriunda da pura abstração. De outra forma, a proposta marxiana compreende a passagem do culto ao homem abstrato, definido por Hegel, a problematização desse homem pela ciência do real e de seu desenvolvimento histórico, realizando a inversão da dialética, quando a análise passa a viabilizar uma visão de que o universo vai se revelando tal como é. Compreende-se que as raízes do método dialético do conhecimento freiriano partem da influência da dialética proveniente do materialismo histórico proposto por Marx. O presente trabalho tem como objetivo problematizar o pensamento educacional de Paulo Freire, o qual encharcado pelo método dialético constituiu seu modo de pensar e fazer a educação. A partir de um estudo descritivo crítico intenciona-se elencar categorias que venham a demonstrar o trânsito do autor por entre diferentes visões de mundo, na busca de uma educação humana e libertária, apoiada no conceito marxiano de dialética. Nesse sentido, compreende-se inicialmente um estudo sobre as relações dialógicas e o método dialético freiriano. Essas relações promovem o encontro dos homens que pronunciam o mundo, com o intuito de (re) criar a história, onde o foco permanente é a reflexão sobre a realidade a qual não é entendida como abstrata e estática, mas sim como uma realidade concreta e processual da qual o sujeito faz parte e intervém.

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