Sobre a identidade profissional dos docentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio - Forma Integrada

Freitas, Luciane Albernaz de Araujo; Freitas, André Luis Castro de

Abstract:

O presente texto possui por objetivo promover a discussão sobre a investigação da necessidade de ressignificação da identidade profissional dos docentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio  ‐  Forma Integrada, possibilitada pelo Decreto Nº 5154/04, bem como as possibilidades e potencialidades da construção de um organismo coletivo na perspectiva gramsciana que possibilite tal ressignificação, no sentido de que os professores venham a constituírem‐se como intelectuais orgânicos vinculados a classe que vive do trabalho. Dessa forma, se acredita na constituição de um organismo coletivo no chão da escola sustentado por princípios éticos, determinados no interior da coletividade e assumidos pelos seus componentes singulares. A estratégia investigativa aconteceu em dois momentos. O primeiro momento com a realização de entrevistas semiestruturadas com um membro da diretoria de ensino, os supervisores pedagógicos, os coordenadores dos cursos técnicos integrados e, ainda, com os coordenadores das três subáreas que compõem a área da formação geral. O segundo momento teve como foco de análise os professores de dois cursos da mesma instituição.  

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