Abstract:
O artigo apresenta uma alternativa como forma de viabilizar a inclusão digital, social e
educacional dos cegos através das TIC’s em ambientes virtuais de aprendizagem,
permitindo canais diferenciados de interação social. Um dos fatores, senão o principal é
a falta de Tecnologia Assistiva e ambientes interativos acessíveis síncronos com
recursos de áudio para suporte em EAD principalmente no que tange às pessoas cegas.
Assim, o EVOC teve a proposta básica de ser uma ferramenta de interação social
síncrona com áudio acessível, implementada, conforme padrões de acessibilidade da
W3C/WAI, modelada conforme padrões UML. Distribuído sob licença GPL (software
livre), usando o gerenciador de banco de dados MySQL que consiste em uma aplicação
desenvolvida na linguagem PHP e FlashCom Server MX. O trabalho também investigou
como ocorre o processo de interação entre sujeitos cegos e videntes como viabilidade de inclusão digital através da ferramenta. Posteriormente foram analisados os registros de áudio dos chats transcritos das sessões realizadas.
The article presents an alternative way to achieve digital inclusion, social and education
of the blind through (ICT's) in virtual environments for learning, allowing different channels of social interaction. One of the factors, but the main thing is the lack of Assistive Technology and accessible synchronous interactive environments with audio resources for support in ODL mainly with regard to blind people. So, you have pointed out the basic proposal was to be a tool of social interaction sync with audio available, implemented as standards of accessibility of W3C/WAI has, defaults modeled as UML. Distributed under license GPL (free software), using the manager of the MySQL database that consists of an application developed in PHP language and FlashCom Server MX. The study also investigated occurs as the process of interaction between subject and seeing how blind feasibility of digital inclusion through the tool. Later records were analyzed audio chat transcripts of the sessions.