-
-
Laborde, André Luiz Portanova; Calloni, Humberto
(2006)
O presente artigo tem a finalidade de promover a discussão acerca da complexidade e sua compreensão sobre o fenômeno religioso em uma tentativa de verificar seu espaço na noosfera enquanto ambiente de possibilidade de ...
-
-
Freitas, Débora Duarte; Cunha, Leonardo Costa da; Silveira, Raquel da
(2011)
-
-
Cagnin, Daiane Cecília; Spaziani, Raquel Baptista
(2023-02-01)
Desde a pequena infância, as meninas são apresentadas aos modos de agir, de se
expressar e se comportar por meio de múltiplos artefatos culturais, que, voltados à
infância, também são pedagogias de gênero. Este artigo ...
-
-
Malaquias, Januária da Fonseca; Vasconcelos, Fernanda Carla Wasner; Silva, Cristina de Souza; Diniz, Heloísa Damasceno; Santiago, Maria Cristina
(2012)
As características lúdicas inseridas nos jogos proporcionam um aprendizado mais
prazeroso, que envolve a sociedade para a troca de ideias e a busca de novos conhecimentos relativos às questões socioambientais. Esta prática ...
-
-
Favero, Ana Carolina; Silva, Larissa Izabelli Link da; Carvalho, Joana Tatiele de; Emmel, Rúbia; Krul, Alexandre José
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Esta investigação teve o objetivo de compreender concepções de machismo e estereótipos de
gênero dos/as estudantes e identificar como relacionam essas temáticas. Realizado por meio
de uma pesquisa de campo, houve um ...
-
-
Vargas, Juliana Ribeiro de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-02-07)
Analiso, neste estudo, discursos circulantes nos processos de escolarização da
população feminina encaminharam um modo específico para que meninas e jovens
constituíssem determinados comportamentos entendidos como adequados ...
-
-
Lima, Cristiane Pereira; Lacerda, Léia Teixeira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado que discute as relações
de gênero entre meninas e meninos, buscando compreender como elas e eles se veem e veem
o seu “Outro”. Para tanto, foram ...
-
-
Ferracioli, Laércio
(2007)
O texto apresenta os conceitos básicos sobre os mapas conceituais bem como a metodologia de utilização dos mesmos dentro do contexto da investigação das concepções do senso comum no contexto escolar. Dessa forma, os mapas ...
-
-
Aymone, Betina; Medina, Isadora Marcon
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
O estudo intencionou investigar marcadores de gênero presentes nos processos de
socialização de crianças entre seis e sete anos de idade, estudantes do primeiro ano do
Ensino Fundamental, e seu reflexo no ambiente escolar. ...
-
-
Liebgott, Camila Bonin; Weiss, Raquel
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este artigo analisa como, no espaço escolar, fomenta-se ou contesta-se a lesbofobia a
partir de narrativas de professoras lésbicas. Como base teórica, recorre-se a discussões
do campo da Sociologia da Moral, bem como ao ...
-
-
Brandão, Cláudia Mariza Mattos; Schmidt, Elisabeth Brandão
(2008)
-
-
Fialho, Lia Machado Fiuza; Costa, Maria Aparecida Alves da; Leite, Hugo de Oliveira
(2022)
A pesquisa insere-se no campo da história da educação e traz à baila a biografia da professora universitária Margarete Sampaio. O objetivo foi compreender como se deu a trajetória formativa da professora freireana Maria ...
-
-
Rizza, Juliana Lapa; Varela, Cristina Monteggia
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-03-18)
-
-
Longaray, Deise Azevedo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017)
-
-
Sotolani, Matheus D’Amico; Xavier Filha, Constantina
(2021)
A presente pesquisa teve como proposta analisar as Masculinidades e Feminilidades nas propagandas voltadas ao público infantil, em canais televisivos, exibidas no primeiro semestre de 2018. O questionamento foi: “Quais ...
-
-
Silva, Ivone Maria Mendes; Angerami, Adriana
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
Este trabalho apresenta reflexões sobre masculinidades e homossexualidade, partindo da
análise de narrativas produzidas por homens jovens no contexto de grupos focais realizados em
escolas públicas e particulares da ...
-
-
Alves, Jorge Luiz da Silva
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
Este trabalho teve como objetivo fomentar o debate sobre as masculinidades e suas
interações internas. Partindo dos pressupostos dos Estudos de Gênero e dos estudos que
englobam as masculinidades, procuramos perceber de ...
-
-
Silva, Luciana Aparecida Siqueira; Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
Esse estudo emerge no contexto da produção de uma tese de doutorado em Educação,
tendo como objetivo mapear artigos publicados em periódicos nacionais, que compõem
dossiês sobre corpo, gênero e sexualidade, e, a partir ...
-
-
Ramos, Edimauro Matheus Carriel
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
Sustentada pela revisão bibliográfica, a pesquisa se encarrega de destacar pontos
principais nas obras da literatura infantojuvenil “O menino de vestido”, de David
Walliams e “O menino que brincava de ser”, de Georgina ...
-
-
Freitas, Claudia Jorge de; Dias, Gabriella de Oliveira; Baião, Jonê Carla
(2020)
Apresentamos neste texto, a partir de relatos de duas professoras/autoras, dos anos iniciais de uma escola municipal do Rio de Janeiro, um debate sobre produção curricular como política pública para o ensino das diversidades ...