-
-
Vieira, Virgínia Tavares; Henning, Paula Corrêa
(2012)
O presente estudo busca estabelecer um diálogo entre Música, Sociedade e Educação Ambiental. Para isso, colocamos sob análise alguns discursos da Educação Ambiental, com o objetivo de problematizar de que forma a música, ...
-
-
Henning, Paula Corrêa; Chassot, Attico Inacio
(2011)
O artigo busca problematizar a história das ciências, especialmente o ethos da Modernidade e Pós-modernidade. Para isso, utiliza autores que se anteciparam à Pós-modernidade como Friedrich Nietzsche e Michel Foucault. Na ...
-
-
Henning, Paula Corrêa; Garré, Bárbara Hees
(2010)
O artigo trata de questões relativas ao campo da docência a partir de um estudo que vem sendo realizado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS), especialmente nos Programas de Pós-graduação Educação em Ciências e ...
-
-
Leal, Adriana Bergold; Henning, Paula Corrêa
(2009)
O presente artigo, tendo como foco de estudos a Supervisão Escolar, olha-a de uma forma diferente, trazendo para a discussão questões como a produtividade do trabalho docente, justificando a regulação do supervisor sobre ...
-
-
Henning, Paula Corrêa
(2009)
O presente artigo problematiza o discurso da Inclusão nos espaços escolares na atualidade.
Busca evidenciar traços da episteme moderna que, ainda hoje, serve de solo positivo para composição dos saberes e da moral operados ...
-
-
Lockmann, Kamila; Klein, Madalena; Henning, Paula Corrêa
(2008)
Este artigo apresenta uma investigação que teve como objetivo analisar os discursos sobre os sujeitos surdos que circulam nos espaços de educação inclusiva. Foram coletados pareceres descritivos de alunos surdos atendidos ...
-
-
Henning, Paula Corrêa; Ratto, Cleber Gibbon
(2010)
Este texto toma a Liberdade, uma das bandeiras da Revolução Francesa, como figuras emblemáticas da episteme moderna que sustenta a produção de um determinado sujeito moral. Para isso, examina alguns fragmentos de teses de ...
-
-
Leal, Adriana Bergold; Henning, Paula Corrêa
(2010)
Este artigo tem como tema a supervisão escolar, sendo ela questionada por ângulos diferentes daqueles recorrentemente anunciados nas bibliografias específicas e
até então raramente colocados sob suspeita. Como resultado ...
-
-
Ratto, Cleber Gibbon; Henning, Paula Corrêa
(2011)
O ensaio recoloca a questão do silêncio diante da (dis)função social da linguagem na
Educação. Assume que o prestígio das narrativas e sua ampla difusão nos espaços educativos respondem a uma nova modalidade de controle ...
-
-
Henning, Paula Corrêa
(2010)
O presente artigo traz como objetivo olhar para o tempo em que vivemos e as modificações que se instauram em nossas vidas frente a uma modernidade líquida. Para isso, aproxima-se especialmente de Zygmunt Bauman, sociólogo ...
-
-
Henning, Paula Corrêa
(2010)
O presente texto busca trazer alguns dos discursos que circulam por investigações
no campo da Educação, anunciando as posições de sujeito no campo dos saberes da Educação. Com a discussão do Triedro dos Saberes em Michel ...
-
-
Henning, Paula Corrêa
(2007)
O presente artigo busca traçar um panorama dos paradigmas que demarcaram a História das Ciências, demonstrando suas características, produções e problematizações diante do cenário histórico em que se configuraram. O estudo ...
-
-
Henning, Paula Corrêa; Lockmann, Kamila
(2010)
O que é a história? Colocando-se a pensar sobre a escrita da história e os discursos que a constituem, impulsionamo-nos para a escrita desse texto. Gostaríamos de indagar o leitor acerca do seu entendimento sobre esse campo ...