Abstract:
Este trabalho aborda a diversidade na esfera da didática no ensino de história, propondo outra concepção para os educandos do ensino básico, apresentando-os como sujeitos da própria história e as leituras da cidade como metodologia. Uma cidade tem diferentes características, cada comunidade tem suas manifestações culturais, como se fosse um grande mapa, com variadas leituras. Tendo por objetivo aproximar o educando do seu objeto de estudo nos dedicamos a trabalhar as concepções da cidade e sua diversidade social, cultural e econômica, enfim, as características específicas de uma determinada sociedade. A pesquisa relatada é uma produção histórica neste contexto, revelando parcela da memória de uma comunidade através de narrativas de um morador, aqui considerado protagonista do meio pesquisado. Foi de uma conversa informal com o senhor Lázaro Ceroni, morador da localidade do Bolaxa, na cidade de Rio Grande – RS, que surgiu a perspectiva e a motivação de relacionar a fonte oral com o ensino de História. Descobrimos que de um cenário, muitas vezes despercebido, na comunidade do aluno surge um conteúdo rico que o envolve e o faz
perceber-se como agente histórico.
This paper addresses the diversity in the field of didactics in teaching history, proposing another design for the students of primary, presenting them as subjects of their own history and readings of the city as a methodology. A city has different characteristics, each community has its cultural events, like a large map, with various readings. With the objective to bring the student of its object of study dedicated to working in the conceptions of the city
and its social, cultural and economic, finally, the specific characteristics of a given society.
The research reported is a historical production in this context, revealing portion of the
memory of a community through narratives of a resident, considered the protagonist of the
medium studied. It was a casual conversation with Mr. Lázaro Ceroni, a resident of the
locality Bolaxa in the city of Rio Grande - RS, which appeared perspective and motivation to
relate the source oral history teaching. We found that a scenario often unnoticed, in the
student community comes a rich content that surrounds and is perceived as historical agent.