Abstract:
Este trabalho utilizou um modelo comportamental para realizar um estudo de análise da possibilidade do uso do modo hidroviário para o transporte de arroz, numa região produtora onde os usuários usam apenas o modo rodoviário para o escoamento de sua
produção. Utilizou-se como metodologia do trabalho a “Técnica de Preferência Declarada”, onde primeiro, foi apurada os principais atributos considerados pelos usuários no processo de escolha do modo de transporte. Tais atributos foram usados na elaboração de um experimento fatorial, gerando um número determinado de alternativas que foram submetidas aos usuários, os quais realizaram uma série de escolhas, permitindo a calibração de um modelo Logit Multinomial e a obtenção de uma função utilidade linear. A partir desta função, foi possível prever o comportamento dos usuários diante de opções hidroviárias para o transporte de arroz na Lagoa Mirim, através do uso de alternativas simuladas.
This study used a behavioral model to conduct a study to examine the possibility of the use of hidroviary mode for transporting rice in a producing region where users only use the road for disposal of their production. It was used as a method of work "Technique of Stated Preference", where the first was found the key attributes considered by users in the process of choosing the mode of transport. These attributes were used in the preparation of an experiment factor, generating a specific number of alternatives that were submitted to users, which held a series of choices, allowing the calibration of a Logit model Multinomial and obtaining a linear function utility. From this basis, it was possible to predict the behaviour of users before hidroviary options for the transport of rice in Lagoa Mirim, through the use of alternative simulated.