A grade curricular dos cursos de Ciências Contábeis e os resultados institucionais no ENADE: um estudo nas disciplinas da área da contabilidade financeira e de orçamento

Quintana, Alexandre Costa; Perazo, Ana Néles Chaves; Fernandes, Vera Lucia Pinheiro

Abstract:

 
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Nesse sentido, ao analisar a carga horária das disciplinas da área da contabilidade financeira e orçamentária nos cursos de graduação em Ciências Contábeis, poderá se obter um panorama de como as Instituições de Ensino Superior (IES) estão provendo os seus estudantes sob este foco. O presente artigo tem como objetivo analisar a carga horária das disciplinas da área de contabilidade financeira e orçamentária nas IES, que ofertam o curso de Ciências Contábeis, com a intenção de investigar se existe uma relação com resultado do ENADE, nas instituições que obtiveram conceito entre 3 e 5. Justifica-se a realização da pesquisa por contribuir com outros estudos voltados a área do ensino de contabilidade e sua evolução ao longo dos anos. Dado que a Universidade desempenha importante papel na formação dos futuros profissionais que em breve atuarão no mercado de trabalho e que deverão ter, além de uma base sólida voltada a profissão de sua escolha. Para alcançar os objetivos, realizou-se uma investigação documental nas grades curriculares das IES do Rio Grande do Sul, em confronto com os resultados obtidos por estas instituições nas provas do ENADE 2006 e 2009. Para testar a possível relação foi utilizado a correlação linear de Pearson. A análise mostrou uma correlação fraca entre a carga horária das disciplinas e o conceito obtido pelas IES estudadas. Em 2006, percebe que apesar de baixa existe alguma correlação. Por outro lado, em 2009, o índice indica que não há correlação entre as variáveis.
 
The National Survey of Student Performance (ENADE) assesses student achievement of undergraduate courses, freshmen and, in relation to the syllabus of the courses in which they are enrolled. Accordingly, when considering the amount of teaching time in the area of financial accounting and budgeting in undergraduate courses in Accounting, you can get an overview of how Higher Education Institutions (HEIs) are providing their students in this light. This article aims to analyze the amount of teaching time in the area of financial accounting and budgeting in HEIs that offer the course in Accounting, with the intention to investigate whether there is a relationship with the ENADE result, institutions that obtained between concept 3 and 5. It is justified by the research contribute to other studies focused area of accounting education and its evolution over the years. Given that the University plays an important role in training future professionals who will act soon on the labor market and should have, in addition to a solid foundation facing the profession of your choice. To achieve the objectives, there was a documentary research in the curriculum of the university in Rio Grande do Sul, in comparison with the results obtained by these institutions in the evidence ENADE 2006 and 2009. To test the possible relationship was used to Pearson linear correlation. The analysis showed a weak correlation between the amount of teaching time and the concept obtained by the IES study. In 2006, despite low realizes there is some correlation. Moreover, in 2009, the index indicates that there is no correlation between the variables.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos