Abstract:
As empresas, na atual conjectura da economia mundial, estão cada vez mais preocupadas
em evidenciar suas ações sociais e ambientais com o intuito de demonstrar, perante seus
usuários, suas políticas relacionadas à sustentabilidade. O Balanço Social (BS) e a Demonstração
do Valor Adicionado (DVA) possuem a função de ajudar as empresas a prestar contas das suas
ações de ordem financeira, econômica, social e ambiental. As empresas procuram formas de
evidenciar suas ações relacionadas com a Responsabilidade Social, mas será que isso é o
suficiente para ajudar na sustentabilidade do planeta para gerações futuras? Nesse contexto, o
objetivo geral desse estudo é investigar como estão sendo evidenciados os investimentos
ambientais, em termos quantitativos, das empresas que participam do Programa em Boa
Companhia da Bovespa, por meio do Balanço Social e da DVA, no período de 2009 a 2010. A
presente pesquisa, em termos metodológicos, caracteriza-se como descritiva, quanto aos
procedimentos é documental, com abordagem quantitativa. Com as informações colhidas
observou-se que a distribuição do valor agregado está direcionada para os Impostos e Pessoal.
Por fim, evidencia-se que a amostra de empresas que participam do Programa em Boa
Companhia da Bovespa poderia contribuir de forma mais ativa em prol dos assuntos ambientais e
sociais.
Companies in the current conjecture in the world economy, are increasingly concerned
about their evidencing social and environmental actions in order to demonstrate before their
users, their policies related to sustainability. The Social Balance (BS) and the Value Added
Statement (DVA), have a role in helping firms to provide accounts of their actions in financial,
economic, social and environmental. Companies looking for ways to show your actions related
to social responsibility, but is this really enough to help the sustainability of the planet for future
generations? In this context, the general objective of this study is to investigate how they are
being shown the environmental investments of companies participating in the Program in Good
Company's Bovespa, through the Social and the DVA in the period 2009 to 2010. This research,
in methodological terms, it is characterized as descriptive as to the procedures is documentary
with a quantitative approach. With the information gathered showed that the distribution of value
added is directed to the Tax and Personal. Finally, it is clear that the sample of firms that
participate in the Program in Good Company Bovespa could contribute more actively in support
of environmental and social issues.