O processo de desenvolvimento de um novo produto no setor de ovinocultura: um estudo de caso sobre inovação no agronegócio

Salles, Ana Carolina; Bittencourt, Bruno Anicet; Alves, Ana Paula Ferreira

Abstract:

 
Inovar é um dos elementos fundamentais para garantir a competitividade das empresas no ambiente de negócios contemporâneo. A inovação pode ser definida como o desenvolvimento de produtos ou serviços com valor percebido no mercado. Nesse contexto, discussões sobre competitividade e inovação no agronegócio, particularmente na ovinocultura, vêm ganhando cada vez mais espaço. Assim, este estudo objetiva analisar o processo de desenvolvimento de um novo produto em uma empresa do segmento de ovinocultura. Para tanto, realizou-se um estudo de caso único, em que foram entrevistados os proprietários de uma empresa localizada estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados a partir de três categorias do processo de desenvolvimento de produto baseadas na literatura: pré-desenvolvimento, desenvolvimento e pós-desenvolvimento. Os resultados apontam que, mesmo fazendo parte de um setor agroindustrial considerado low tech, a empresa é capaz de inovar através do desenvolvimento de um novo produto. Ainda, é preciso considerar estratégias de orientação tecnológica e mercadológica para que o processo de desenvolvimento tenha maior eficiência. Espera-se contribuir para a temática da inovação no agronegócio, bem como incentivar que empresas do setor percebam a importância da inovação para sua sobrevivência no mercado.
 
To innovate is a key element to ensure the competitiveness of enterprises in the contemporary business environment. Innovation can be defined as the development of products or services with perceived market value. In this context, discussions on competitiveness and innovation in agribusiness, particularly in the sheep industry, are gaining more space. Thus, this study aims to analyze the development process of a new product in a company of the sheep industry segment. For both, there was a single case study, in which respondents were the owners of a company located state of Rio Grande do Sul. Data were analyzed in light of three categories of product development process based on the literature: pre-development, development and post-development. The results show that, even as part of an agricultural sector that is considered low tech, the company is able to innovate by developing a new product. Still, it is necessary to consider strategies for technological and market orientation so that the process of developing can be more efficient. It is expected to contribute to the topic of innovation in agribusiness and encourage that sector companies understand the importance of innovation for survival in the market.
 

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