Contabilidade e a sua relevância nas boas práticas de governança corporativa

Jacques, Flavia Veronica Silva; Rasia, Kátia Arpino; Quintana, Alexandre Costa; Quintana, Cristiane Gularte

Abstract:

 
A intenção de constituir um empreendimento sob condições de boas práticas de Governança Corporativa (GC) tem a nalidade de aumentar o espaço das companhias no mercado, sustentando vantagem competitiva e fornecendo, de forma transparente, o diagnóstico econômico- nanceiro da organização por meio de relatórios contábeis e gerenciais. As informações geradas na contabilidade podem contribuir com as boas práticas de GC. O presente trabalho tem por objetivo analisar a contribuição da contabilidade para a correta divulgação das informações empresariais, relativa às boas práticas de Governança Corporativa, por meio da análise dos relatórios de administração, de empresas da BOVESPA, classi cadas no Novo Mercado, e do Regulamento de Listagem no Novo Mercado. Conclui-se que as informações geradas na contabilidade são essenciais para atender vários pontos do Regulamento de Listagem do Novo Mercado; bem como serve de base para fornecer dados para atender as práticas de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
 
The intention to constitute an enterprise under conditions of good Corporate Governance (CG) aims to increase the space companies in the market, sustaining competitive advantage and providing a transparent way, the diagnosis of the economic and nancial organization through reports accounting and management. The information generated in accounting can contribute to good GC practices. This paper aims to analyze the contribution of accounting for the correct disclosure of business information on good corporate governance practices through the analysis of management reports, companies of the BOVESPA, classi ed the Novo Mercado, and the Rules of listing on the Novo Mercado. We conclude that the information generated in the accounting are essential to meet various parts of the Listing Rules of the Novo Mercado, as well as serves as a basis for providing data to meet the practices of transparency, fairness, accountability and corporate responsibility.
 

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