Associação entre missão institucional declarada por empresas brasileiras e seus indicadores de desempenho

Gonzaga, Rosimeire Pimentel; Cruz, Ana Paula Capuano da; Pereira, Carlos Alberto; Luz, Antonio Thadeu Mattos da

Abstract:

 
A missão institucional declarada por uma organização pode ser utilizada como apoio à gestão e, inclusive, como um recurso para declaração de seus objetivos e estratégias organizacionais. De forma complementar, indicadores de desempenho teriam a função de auxiliar na avaliação do processo de alcance das metas e estratégias, específicas de cada empresa. Assim, o presente trabalho buscou, por meio de uma abordagem empírica quantitativa, verificar se há associação entre as missões declaradas pelas empresas brasileiras e os indicadores de desempenho que utilizam. Utilizou-se como amostra, as empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa que compõem o índice IBrX, o que totalizou em 85 organizações. Os dados necessários foram extraídos dos relatórios de referência emitidos anualmente pelas empresas e exigidos pela BM&FBovespa, e dos sites institucionais das entidades da amostra. Para análise dos dados, empregou-se a técnica de análise do conteúdo para identificação das características presentes nas missões declaradas pelas empresas estudadas e estatística de regressão logística para testar a associação entre as variáveis pesquisadas. Por meio dos resultados encontrados, não foi possível observar evidências de associação entre as características das missões declaradas pelas empresas e os indicadores de desempenho por elas utilizados, dentro do contexto analisado. O resultado encontrado para a amostra analisada, contraria em parte a lógica do controle gerencial das organizações, sobretudo no que dia respeito a congruência de objetivos que se deve buscar, inclusive em termos de amarração entre aquilo que uma organização declara como sendo relevante em sua missão e os indicadores que utiliza para avaliar seu desempenho.
 
The institutional mission stated by an organization can be used as management support as well as a resource for the definition of its goals. In addition, performance indicators would have the function of assist the evaluation process of reaching goals and strategies specific to each company. In this sense, the present study aimed, through a quantitative empirical approach, to check for associations between the mission stated by the Brazilian companies and its performance indicators. It was used as sample, those Brazilian companies listed at BM&FBovespa that compose the IBrX index, which was represented by 85 organizations. The necessary data were extracted from reference reports issued annually by companies and required by BM&FBovespa, as well from companies’ institutional websites. For the data analysis, it was used the content analysis to identify the characteristics present in the stated missions of the companies studied, and logistic regression to test the association amongst the variables studied. Based on the results found, it was not observed any evidence of association amongst the characteristics of the missions reported by the companies and the performance indicators used by them within the context analyzed. The results found for the sample analyzed, in part contradicts the logic of management control organizations, especially considering the congruence of objectives that must be pursued, specially in terms of the tie between what an organization declares to be relevant to its mission and the indicators it uses to evaluate its performance.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos