Abstract:
O presente trabalho analisa as contribuições proporcionadas com a adoção do Sistema de Acolhimento por Classificação de Risco no serviço de pronto-atendimento de um Hospital de Ensino da Rede Federal de Educação Brasileira, buscando compreender suas rotinas e indicar melhorias junto ao sistema. Para tanto, foi aplicado um questionário a 304 usuários do serviço de pronto-atendimento. A análise estatística dos dados coletados permitiu examinar indicadores como os tempos de espera entre a chegada do paciente, o acolhimento pela triagem e o tempo de permanência do usuário no serviço para realização de procedimentos/exames complementares. Foi possível constatar que a implementação do Sistema de Acolhimento com Classificação de Risco melhorou o atendimento, reduzindo as filas de espera e proporcionando aos usuários o atendimento de acordo com a avaliação de gravidade.
This paper analyzes the contributions provided with the adoption of the Host System for Risk Rating in the service of emergency care of a Teaching Hospital of the Brazilian Federal Education Network, trying to understand their routines and display improvements with the system. To this end, a questionnaire was administered to 304 users of the emergency care service. Statistical analysis of the data collected allowed examine indicators such as waiting times between the patient's arrival, the reception for the screening and user time spent in the service for procedures / exams. It was found that the implementation of the Home System with Risk Rating improved service by reducing waiting times and providing users with the service according to the assessment of severity.
Este trabajo analiza las contribuciones previstas con la adopción del sistema host para la Calificación de Riesgo en el servicio de atención de urgencias de un hospital de enseñanza de la Red Federal de Educación Brasileña, tratando de comprender sus rutinas y mostrar mejoras en el sistema. Con este fin, se administró un cuestionario a 304 usuarios del servicio de atención de emergencia. El análisis estadístico de los datos recogidos permitido examinar indicadores tales como los tiempos de espera entre la llegada del paciente, la recepción para la detección y el usuario el tiempo pasado en el servicio para los procedimientos / exámenes. Se encontró que la implementación del Sistema mejoró el servicio al reducir los tiempos de espera y proporcionar a los usuarios con el servicio de acuerdo con la evaluación de la gravedad.