Implantação do processo de gestão: estudo de caso em uma fundação de apoio à universidade pública

Quintana, Cristiane Gularte; Ganzer, Paula Patricia; Severo, Eliana Andrea; Olea, Pelayo Munhoz; Dorion, Eric Charles Henri

Abstract:

 
O terceiro setor vem se consolidando na economia do País, por isso torna-se essencial que o Estado, bem como a sociedade tenha consciência e controle de como são administrados os recursos públicos. O objetivo desta pesquisa foi identificar quais são as mudanças ocorridas no processo de gestão, a partir de uma nova diretoria em uma Fundação de Apoio à Universidade Pública. A metodologia caracteriza-se pela abordagem qualitativa; descritiva, por delinear quais são as ações de gestão adotadas; pesquisa documental, por utilizar como instrumento o Estatuto da Fundação; e quanto aos procedimentos, trata-se de um estudo de caso. Os dados da pesquisa foram obtidos através de entrevista com o Diretor Executivo da Fundação. Como resultados obtidos destacam-se as ações administrativas, utilizadas pela nova diretoria, entre elas: redefinir as ações relacionadas a recursos humanos; criar um manual de procedimentos internos; e planejar as ações da Fundação. Concluiu-se que o uso do processo de gestão tornou-se um diferencial na atuação da Fundação, pois ofereceu condições para a Direção tratar das questões estratégicas, sem a necessidade de estar envolvida com as questões operacionais, e que as ações de gestão podem ser aplicadas em organizações de terceiro setor.
 
The third sector has been consolidating in the country's economy, so it is essential that the state and society to become aware and control how public resources are managed. The objective of this research was to identify what are the changes in the management process, from a new board in a Foundation to Support Public University. The methodology is characterized by qualitative approach, descriptive, by outlining what are the management actions taken; documentary research, as a tool used by the Foundation Statute, and as to the procedures, it is a case study. Survey data were obtained through interviews with the Executive Director of the Foundation. As results stand out administrative actions, used by the new board, including: reset actions related to human resources to create a manual of internal procedures, and planning the actions of the Foundation. It was concluded that the use of process management has become a differentiator in the work of the Foundation, for making possible to treat the direction of the strategic issues without the need to be involved in operational matters, and that management actions can be applied in third sector organizations.
 

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