Abstract:
O terceiro setor vem se consolidando na economia do País, por isso torna-se essencial que o
Estado, bem como a sociedade tenha consciência e controle de como são administrados os
recursos públicos. O objetivo desta pesquisa foi identificar quais são as mudanças ocorridas
no processo de gestão, a partir de uma nova diretoria em uma Fundação de Apoio à
Universidade Pública. A metodologia caracteriza-se pela abordagem qualitativa; descritiva,
por delinear quais são as ações de gestão adotadas; pesquisa documental, por utilizar como
instrumento o Estatuto da Fundação; e quanto aos procedimentos, trata-se de um estudo de
caso. Os dados da pesquisa foram obtidos através de entrevista com o Diretor Executivo da
Fundação. Como resultados obtidos destacam-se as ações administrativas, utilizadas pela
nova diretoria, entre elas: redefinir as ações relacionadas a recursos humanos; criar um
manual de procedimentos internos; e planejar as ações da Fundação. Concluiu-se que o uso do
processo de gestão tornou-se um diferencial na atuação da Fundação, pois ofereceu condições
para a Direção tratar das questões estratégicas, sem a necessidade de estar envolvida com as
questões operacionais, e que as ações de gestão podem ser aplicadas em organizações de
terceiro setor.
The third sector has been consolidating in the country's economy, so it is essential that the
state and society to become aware and control how public resources are managed. The
objective of this research was to identify what are the changes in the management process,
from a new board in a Foundation to Support Public University. The methodology is
characterized by qualitative approach, descriptive, by outlining what are the management
actions taken; documentary research, as a tool used by the Foundation Statute, and as to the
procedures, it is a case study. Survey data were obtained through interviews with the
Executive Director of the Foundation. As results stand out administrative actions, used by the
new board, including: reset actions related to human resources to create a manual of internal
procedures, and planning the actions of the Foundation. It was concluded that the use of
process management has become a differentiator in the work of the Foundation, for making
possible to treat the direction of the strategic issues without the need to be involved in
operational matters, and that management actions can be applied in third sector organizations.