Abstract:
O comércio atacadista tem como principal função o intermédio de
transações entre fabricantes e varejistas, este setor é importante na economia do
país, pois tende a uma representatividade a nível nacional. O estudo justifica-se pela
crescente demanda de comerciantes aos shoppings de atacado de confecções em
Farroupilha-RS, sendo esta considerada Capital Nacional da Malha, por ser a maior
fabricante de peças de tricô do Brasil. O objetivo desta pesquisa foi analisar as
inovações dos shoppings atacadistas de confecções em Farroupilha. A metodologia
utilizada foi a pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa e com
escopo de estudo de caso, pois procura descrever quais são as inovações
existentes nos shoppings atacadistas de confecções em Farroupilha, por meio da
utilização de uma entrevista semiestruturada, com aplicação de um questionário.
Uma das inovações praticada pelos shoppings de atacado foi o projeto Roteiro da
Moda Farroupilha, que atende com exclusividade e horários diferenciados os lojistas
de todo o Estado. Outra inovação a ser implementada é a instalação de um software
para que os lojistas consigam num mesmo local, efetuar em conjunto vendas através
da internet. Concluiu-se que os shoppings atacadistas em estudo, representam 60%
dos shoppings de atacado de Farroupilha, praticam constantes inovações, e estão
sempre buscando algo novo para se manterem diferenciados no Estado.
The wholesale trade has as the main function of the intermediate
transactions between manufacturers and retailers, this sector is important for the
economy because it tends to a representation in domestic trade. The objective of this
research went to analyze the innovations of wholesale clothing malls in FarroupilhaRS.
The study is justified by the growing demand from traders to wholesale clothing
shopping in Farroupilha, which is considered the National Capital tricot, being the largest manufacturer of kitting parts of Brazil. As to the objectives, the research is
classified as a descriptive, as it seeks to describe what are the innovations in the
existing malls clothing wholesalers in Farroupilha with a qualitative approach, through
the use of a semi-structured interview, with application of a questionnaire. One of the
innovations practiced by shopping wholesale was the Roadmap Fashion Farroupilha
project, which serves to uniquely different times and retailers from around the state.
Another innovation being implemented is the installation of a software for retailers
succeed in one place, together making sales through the internet. We concluded that
wholesalers malls in the study, represent 60% of the wholesale shopping
Farroupilha, practice constant innovations, and are always looking for something new
to keep it differentiated in the state.