Inovações no comércio atacadista: um estudo em shoppings da serra gaúcha

Quintana, Cristiane Gularte; Ganzer, Paula Patricia; Olea, Pelayo Munhoz; Dorion, Eric Charles Henri

Abstract:

 
O comércio atacadista tem como principal função o intermédio de transações entre fabricantes e varejistas, este setor é importante na economia do país, pois tende a uma representatividade a nível nacional. O estudo justifica-se pela crescente demanda de comerciantes aos shoppings de atacado de confecções em Farroupilha-RS, sendo esta considerada Capital Nacional da Malha, por ser a maior fabricante de peças de tricô do Brasil. O objetivo desta pesquisa foi analisar as inovações dos shoppings atacadistas de confecções em Farroupilha. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa e com escopo de estudo de caso, pois procura descrever quais são as inovações existentes nos shoppings atacadistas de confecções em Farroupilha, por meio da utilização de uma entrevista semiestruturada, com aplicação de um questionário. Uma das inovações praticada pelos shoppings de atacado foi o projeto Roteiro da Moda Farroupilha, que atende com exclusividade e horários diferenciados os lojistas de todo o Estado. Outra inovação a ser implementada é a instalação de um software para que os lojistas consigam num mesmo local, efetuar em conjunto vendas através da internet. Concluiu-se que os shoppings atacadistas em estudo, representam 60% dos shoppings de atacado de Farroupilha, praticam constantes inovações, e estão sempre buscando algo novo para se manterem diferenciados no Estado.
 
The wholesale trade has as the main function of the intermediate transactions between manufacturers and retailers, this sector is important for the economy because it tends to a representation in domestic trade. The objective of this research went to analyze the innovations of wholesale clothing malls in FarroupilhaRS. The study is justified by the growing demand from traders to wholesale clothing shopping in Farroupilha, which is considered the National Capital tricot, being the largest manufacturer of kitting parts of Brazil. As to the objectives, the research is classified as a descriptive, as it seeks to describe what are the innovations in the existing malls clothing wholesalers in Farroupilha with a qualitative approach, through the use of a semi-structured interview, with application of a questionnaire. One of the innovations practiced by shopping wholesale was the Roadmap Fashion Farroupilha project, which serves to uniquely different times and retailers from around the state. Another innovation being implemented is the installation of a software for retailers succeed in one place, together making sales through the internet. We concluded that wholesalers malls in the study, represent 60% of the wholesale shopping Farroupilha, practice constant innovations, and are always looking for something new to keep it differentiated in the state.
 

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