Abstract:
Juarez Enirak, proprietário de um minimercado na cidade de Rio Seco, desde 1995, percebia que a concorrência
na cidade estava cada vez maior, devido à chegada de redes de supermercados que possuíam preços atrativos.
Nessas condições, pensou na possibilidade de fundar uma Associação Central de Compras na cidade, que
trabalhasse como uma cooperativa, no intuito de fortalecer os minimercados locais, sendo estes de gêneros
alimentícios. Juarez reuniu vários comerciantes e, com a ideia aprovada por todos, nasceu, em 1997, a
Associação Central de Compras de Rio Seco (ACCRS). As compras passaram a ser feitas pela Associação
diretamente das indústrias. Entretanto, Juarez tinha em mente outros planos de expansão que não eram aceitos
pelos seus diretores. O objetivo deste caso é auxiliar como instrumento de aprendizagem para disciplinas de
análise e decisão estratégica, de preferência em cursos de graduação em Administração.
Enirak Juarez, owner of a small supermarket in the town of Rio Seco, since 1995, realized that competition in
the city was growing, due to the arrival of supermarket chains that had attractive prices. Under these conditions,
considered the possibility of founding a Central Association of Shopping in the city, that worked as a
cooperative in order to strengthen local mini markets, and these foodstuffs. Juarez met several traders, and with
the idea approved by all, was founded in 1997, the Central Association of purchases Rio Seco (ACCRS). The
purchases came to be made directly by the Association of Industries. However, Juarez had in mind other
expansion plans that were not accepted by its directors. The objective here is to help as a learning tool for
courses in analysis and strategic decision, preferably in undergraduate courses in Business Administration.