Abstract:
Na área portuária a geração dos resíduos sólidos, originados pelas suas atividades, tem se
tornado uma das questões ambientais preocupantes, no que se refere a sua geração e disposição
final correta. O objetivo deste estudo é analisar a logística interna dos resíduos sólidos do Porto
Novo do Rio Grande. A pesquisa foi realizada no Porto do Rio Grande, sendo este, considerado
o segundo porto mais importante do Brasil. A metodologia caracteriza-se pela abordagem
qualitativa, por não apresentar dados numéricos; e descritiva por descrever, qual a logística dos
resíduos sólidos no Porto Novo do Rio Grande e pesquisa documental, por utilizar como
instrumento auxiliar o PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) do porto. Os dados
da pesquisa foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas. Como resultados obtidos,
foi detectado um gargalo na logística dos resíduos sólidos do porto, que era a empresa
responsável pela limpeza, coletagem e o transporte dos resíduos até a destinação final e que o
porto pretende implementar a logística reversa. Por fim, concluí-se, que o porto através da
implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, vem fazendo com que a
logística dos resíduos sólidos seja cumprida, e que as empresas instaladas tenham uma visão
integrada da importância da gestão ambiental na região portuária.
In the port area of solid waste generation, caused by its activities, has become one of
environmental concern, with regard to its generation and proper disposal. The aim of this study is
to analyze the internal logistics of solid wastes from Porto Novo Rio Grande. The research was
conducted at the Port of Rio Grande, which is considered the second most important port in the
Brasil. The methodology is characterized by a qualitative approach, not to present numerical
data, descriptive and to describe what the logistics of solid waste in Porto Novo Rio Grande and
documentary research, for use as a tool to help the SWMP Plan (Solid Waste Management ) port.
The survey data were collected through semi-structured interview. As results, it was detected a
bottleneck in the logistics of solid waste from the port, which was the company responsible for
cleaning, coletagem and transport of waste to final destination and the port intends to implement
reverse logistics. Finally, it was concluded that the port through the implementation of the Plan
of Solid Waste Management, has been making the logistics of solid waste is carried out, and that
companies have installed an integrated view of the importance of environmental management in
port area.