Abstract:
Esse estudo analisa como as empresas brasileiras de capital aberto utilizam a evidenciação
ambiental como instrumento de legitimação social, verificando se o objetivo da evidenciação é
ganhar, manter ou recuperar a legitimidade; se isso ocorre de maneira pragmática, moral ou
cognitiva, bem como as estratégias utilizadas para esse fim. Foram examinadas as informações
ambientais divulgadas nos relatórios de sustentabilidade das empresas que compunham a
carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA relativo ao ano
de 2013, adotando-se como unidade de numeração os parágrafos evidenciados. A amostra é
composta por trinta empresas pertencentes a diversos setores da economia. Quanto à natureza,
trata-se de uma pesquisa aplicada, com objetivo descritivo, abordagem quantitativa do
problema e procedimento técnico documental. Os dados obtidos no estudo permitem concluir
que as empresas da amostra utilizaram a evidenciação ambiental como instrumento de legitimação social, fazendo-o de várias formas e utilizando diversas estratégias. Evidenciam
suas informações ambientais com o intuito, preferencialmente, de ganhar legitimidade,
empregando equilibradamente a forma pragmática, moral e cognitiva em sua evidenciação,
relatando ações que visem popularizar seus modelos, fazer adeptos à sua forma de gestão,
cooptar integrantes para desenvolver ações ambientais, mostrar que produzem resultados
ambientalmente adequados, entre outras.
This study analyses how open capital Brazilian companies use the Environmental Disclosure
to manage their social legitimacy, by verifying the goal in disclosure, whether it is to obtain,
maintain or recover the legitimacy; the way it occurs, either in pragmatic, moral or cognitive
and the strategies used to accomplish it. The environmental information presented in the
Enterprise Sustainability reports are analyzed from companies that compose the portfolio of
the Corporate Sustainability Index (ISE) at São Paulo Stock Exchange (BM&FBOVESPA),
related to 2013, adopting as numbering unit the disclosed paragraphs. The sample is composed
by 30 companies from different economy sectors. It is an applied research, with descriptive
objective, quantitative issue approach and documental technical procedure. The data collected
by this study lead to conclusion that the companies use the Environmental Disclosure to manage
their social legitimacy, in diverse ways and using different strategies. They disclose their
environmental information aiming, mainly, to achieve legitimacy, utilizing evenly the
pragmatic, moral and cognitive ways in their disclosures, reporting actions that target to
popularize their models, to gather followers to their management form, co-opt integrants to
develop environmental actions, demonstrate they produce environmentally adequate results,
amongst others.
El estudio examina como las empresas brasileñas que cotizan en bolsa utilizan la divulgación
ambiental como instrumento de legitimación social, si el objetivo de la divulgación es ganar,
mantener o recuperar legitimidad; si esto ocurre de manera pragmática, moral ou cognitiva, y
cuales son las estrategias adoptadas para tal propósito. Fueron examinadas las informaciones
ambientales publicadas en informes de sostenibilidad de las empresas pertenecientes a la
cartera del Índice de Sostenibilidad Empresarial (ISE) de la bolsa para el anõ 2013,
adoptándose como unidad de numeración los párrafos divulgados. La muestra se compone de
treinta empresas pertenecientes a diversos sectores de la economía. Es una investigación de
naturaleza aplicada, descriptiva, con abordaje cuantitativa del problema y con procedimiento
técnico documental. Los datos obtenidos en el estudio revelan que las empresas de la muestra
adoptaron la divulgação ambiental como instrumento de legitimación social, haciéndolo de
diversas formas y empleando diversas estrategias. Divulgan sus informaciones ambientales
con el propósito, en primer plan, de ganar legitimidad, empleando de manera equilibrada la
forma pragmática, moral y cognitiva, dando conocimiento de acciones que tienen por objetivo
la popularización de sus modelos, hacer adeptos a sus formas de gestión, cooptar miembros
para desarrollar acciones ambientales, revelar que obtienen resultados ambientales
adecuados, entre otros.