Geometria espacial no ensino médio: sugestões de atividades e avaliações para o conteúdo de prismas e pirâmides

Martinatto, Mariângela Andrade

Abstract:

 
Este Trabalho de Conclusão de Curso sugere uma sequência de atividades para desenvolver conteúdos de Geometria Espacial, particularmente prismas e pirâmides, com alunos do Ensino Médio, priorizando a visualização dos sólidos no espaço, identificando as diferenças quanto ao formato e às características de seus elementos, sem a necessidade de memorização de fórmulas. Enfatiza-se também a importância da recapitulação de conceitos da Geometria Plana e da forma de avaliar a aprendizagem. A cada ano que passa, os alunos estão encontrando cada vez mais dificuldades na Matemática Básica e isto tem consequência direta na aprendizagem por parte desses alunos nos conteúdos relativos ao Ensino Médio. Muitas vezes os alunos conseguem entender o que o professor explica, mas não conseguem resolver os exercícios. Para verificar a veracidade desta afirmação, foi realizada uma pesquisa através de um questionário com professores que trabalham com Geometria Espacial em sete escolas de Ensino Médio da cidade de Rio Grande, RS. Este trabalho pretende sugerir atividades simples que introduzem e complementam o conteúdo que encontra-se nos livros didáticos tradicionais, que os professores, mesmo com poucos recursos, podem realizar com seus alunos no sentido de tentar contornar essas dificuldades. Pretende-se também ressaltar a importância da exigência por parte dos professores por ocasião de suas avaliações, a fim de que seja preservada a qualidade do ensino.
 
This Labor Completion of Course suggests a sequence of activities to develop content for Space Geometry, particular prisms and pyramids, with high school students, prioritizing the display of solids in space identifying differences in the shape and characteristics of its elements, without the need of memorizing formulas. It emphasizes the importance of recapitulation of concepts of Geometry Plana and how to assess learning. With each passing year, students are finding it increasingly difficult in Basic Mathematics and this has direct consequence of such learning by students in subjects related to High School. Often students can understand what the teacher says, but can not solve the exercises. To check the veracity of this statement, a survey was conducted through a questionnaire with teachers working with Space Geometry in seven high schools of the city of Rio Grande, Brazil. This paper is intended to suggest simple activities that introduce and complement the content that is found in traditional textbooks, teachers, even with limited resources, can accomplish with their students in order to try to overcome these difficulties. It is also intended to emphasize the importance of demand from teachers on the occasion of their evaluations, so that is preserved the quality of teaching.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional