Abstract:
Este Trabalho de Conclusão de Curso sugere uma sequência de atividades
para desenvolver conteúdos de Geometria Espacial, particularmente prismas e pirâmides,
com alunos do Ensino Médio, priorizando a visualização dos sólidos no
espaço, identificando as diferenças quanto ao formato e às características de seus
elementos, sem a necessidade de memorização de fórmulas. Enfatiza-se também a
importância da recapitulação de conceitos da Geometria Plana e da forma de avaliar
a aprendizagem.
A cada ano que passa, os alunos estão encontrando cada vez mais dificuldades
na Matemática Básica e isto tem consequência direta na aprendizagem por
parte desses alunos nos conteúdos relativos ao Ensino Médio. Muitas vezes os alunos
conseguem entender o que o professor explica, mas não conseguem resolver os
exercícios. Para verificar a veracidade desta afirmação, foi realizada uma pesquisa
através de um questionário com professores que trabalham com Geometria Espacial
em sete escolas de Ensino Médio da cidade de Rio Grande, RS.
Este trabalho pretende sugerir atividades simples que introduzem e complementam
o conteúdo que encontra-se nos livros didáticos tradicionais, que os professores,
mesmo com poucos recursos, podem realizar com seus alunos no sentido de
tentar contornar essas dificuldades. Pretende-se também ressaltar a importância da
exigência por parte dos professores por ocasião de suas avaliações, a fim de que seja
preservada a qualidade do ensino.
This Labor Completion of Course suggests a sequence of activities to develop
content for Space Geometry, particular prisms and pyramids, with high school
students, prioritizing the display of solids in space identifying differences in the
shape and characteristics of its elements, without the need of memorizing formulas.
It emphasizes the importance of recapitulation of concepts of Geometry Plana and
how to assess learning.
With each passing year, students are finding it increasingly difficult in Basic
Mathematics and this has direct consequence of such learning by students in subjects
related to High School. Often students can understand what the teacher says, but
can not solve the exercises. To check the veracity of this statement, a survey was
conducted through a questionnaire with teachers working with Space Geometry in
seven high schools of the city of Rio Grande, Brazil.
This paper is intended to suggest simple activities that introduce and complement
the content that is found in traditional textbooks, teachers, even with
limited resources, can accomplish with their students in order to try to overcome
these difficulties. It is also intended to emphasize the importance of demand from
teachers on the occasion of their evaluations, so that is preserved the quality of
teaching.