Abstract:
Trata-se de uma pesquisa documental, norteada pela teoria social e crítica da
comunicação de massas. Foi objetivo geral da pesquisa analisar a representação da
pessoa idosa na telenovela brasileira. Os objetivos específicos foram: identificar o
perfil do idoso representado na telenovela; analisar o conteúdo da mensagem
veiculada na telenovela por meio do personagem idoso; perceber as implicações da
mensagem veiculada na telenovela para a enfermagem. Como fontes documentais
foram adotadas duas telenovelas exibidas pela Rede Globo: Passione (2010-2011) e
Insensato coração (2011), pois ambas trouxeram no universo de personagens das
suas tramas um número de idosos superior ao percentual nacional desse grupo de
pessoas. As fontes documentais foram submetidas à técnica da análise de
conteúdo. Após assistir as telenovelas obteve-se oito categorias de análise: 1)
Relacionamento amoroso; 2) Idoso e trabalho, 3) Saúde fragilizada; 4) Conflitos
geracionais; 5) Alvo fácil; 6) exclusão familiar; 7) Conduta duvidosa e 8) Bom
relacionamento familiar. Os dados foram analisados em consonância com os
pressupostos teoria social e crítica da comunicação de massas e refletidos a partir
da práxis da enfermagem. São apresentados dois artigos científicos, onde são
enfocadas duas condições distintas de representação do idoso: 1) A imagem dos
idosos ativos veiculada na mídia televisiva: implicações para enfermagem; 2) O
idoso em situação de fragilidade no contexto da telenovela: um olhar da
enfermagem; Conclui-se que a telenovela aborda temas polêmicos presentes no
cotidiano do telespectador. Deste modo, a mensagem veiculada na trama pode
influenciar tanto o telespectador idoso quanto o seu cuidador nas questões
referentes ao cuidado e auto cuidado em saúde, em razão da identificação destes
com os personagens da trama. Assim, é importante a enfermagem compreender
como as informações contidas na telenovela são apreendidas pela comunidade, a
fim de implementar estratégias que venham a atender as necessidades da
população.
This is a documentary research, guided by theory social and critique of mass
communication. Objective of the research was to analyze the representation of older
people in Brazilian soap opera. The specific objectives were: to identify the profile of
the elderly represented in the telenovela; analyze the content of the message
conveyed through the telenovela character elderly; realize the implications of the
message conveyed in the telenovela for nursing. How to document sources were
adopted two soap displayed by Rede Globo: Passione (2010-2011) and Insensato
Coração (2011), because both characters have brought the universe of his plots a
number of elderly than the national percentage of this group of people. The
documentary sources were subjected to content analysis technique. After watching
soaps yielded eight categories of analysis: 1) loving relationship, 2) Aged and Work,
3) Health weakened; 4) Generational Conflict, 5) Easy Target; 6) exclusion in family;
7) Conduct dubious and 8) Good family relationships. Data were analyzed in line with
the assumptions of the theory social and critique of mass communication and
reflected from the practice of nursing. We present two papers, which are focused on
two different conditions for representation of the elderly: 1) The image of older assets
conveyed in television media: implications for nursing, 2) The elderly in situations of
fragility in the context of the soap: a view of nursing ; We conclude that the soap
opera tackles controversial issues in the daily lives of viewers. Thus, the message
conveyed in the plot may influence both the viewer and the elderly caregiver on
issues relating to care and self health care, because of identification with the
characters in the plot. Thus, it is important to understand how the nursing information
contained in the telenovela are perceived by the community in order to implement
strategies that will meet the needs of the population.
Se trata de una investigación documental guiada por la crítica de la teoría social y
crítica de comunicación de las masas. Objetivo general de la investigación fue
analizar la representación de las personas mayores en la telenovela brasileña. Los
objetivos específicos fueron: identificar el perfil del anciano representado en la
telenovela, analizar el contenido del mensaje vehiculado por medio del personaje
anciano, percibir las implicaciones de la mensaje presentada en la telenovela para la
enfermería. Como fuentes documentales se adoptaron dos telenovelas vehiculadas
por la Rede Globo: Passione (2010-2011) y Insensato Coração (2011), ya que
ambos personajes hicieron contribuiciones en el universo de personajes de sus
papeles con un número de ancianos mayor que el porcentaje nacional de ese grupo
de personas. Las fuentes documentales fueron sometidas a la técnica de análisis del
contenido. Después de asistir las telenovelas resultó la produción de ocho
categorías de análisis: 1) Relacionamiento amoroso; 2) Anciano y Trabajo; 3) La
fragilidad de la salud; 4) El conflicto generacional, 5) Mira fácil; 6) Exclusión familiar;
7) Conduta dudosa; 8) El buen relacionamiento familiar. Los datos fueron analizados
conforme los supuestos de la teoría social y crítica de comunicación de las masas y
piensados considerándose la práxis de enfermería. Se presentan dos artículos
científicos los cuales muestran dos condiciones distintas para la representación de
los ancianos: 1) La imagen de los mayores activos transmitida en medios televisivos:
implicaciones para la enfermería, 2) El anciano en situación de fragilidad en el
contexto de la telenovela: una visión de la enfermería. Se concluye que la telenovela
aborda temas polémicos de la vida cotidiana de los espectadores. Por lo tanto, el
mensaje transmitido en el enredo puede manipular tanto el espectador anciano
como su cuidador en cuestiones relacionadas con el cuidado personal y el cuidado
ofrecido, debido a la comparación con los personajes de la trama. Así, es importante
piensar cómo las informacines abordadas en la telenovela son percibidas por la
comunidad con el fin de implementar estrategias que alcanzen las necesidades de la
población.