Abstract:
Na presença da estomia, o idoso pode apresentar maior grau de complicações e
dificuldades no processo de adaptação, talvez porque a estomia envolva significados
que dizem respeito à auto-imagem e à presença/aumento de dependência. Resgatar
a necessidade do autocuidado do idoso em relação à saúde é fundamental para
que, no cuidado, se obtenha sua participação e mobilização diária quanto à
formulação do processo educativo em saúde. Este estudo tem como objetivos
identificar as características do idoso estomizado, atendido em um serviço de
estomaterapia e propor uma gerontotecnologia educativa que venha a contribuir no
cuidado de idosos estomizados, à luz da Complexidade, de Edgar Morin. Foi
realizada uma pesquisa, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo
como local um serviço de estomaterapia, o qual possibilitou contato com fichas
cadastrais e via telefone com os sujeitos e, depois, com o domicílio do idoso, no Rio
Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Os sujeitos do estudo totalizaram 4 (quatro)
idosos, sendo três mulheres e um homem. Foram utilizados, como instrumento, o
formulário e o ecomapa, e como técnicas, a entrevista, a observação assistemática e
a gravação. Foram respeitadas as normas éticas. A análise dos dados deu-se por: 1)
leitura exaustiva dos dados; 2) apresentação dos casos e seus ecomapas tendo
como suporte a Complexidade de Edgar Morin; 3) redescoberta de conceitos, a
priori, que ilustraram a visão do idoso com estomia: ser humano idoso estomizado
complexo, saúde complexa do idoso estomizado, cuidado complexo ao idoso
estomizado e sua família. Por fim, elaborou-se uma cartilha educativa, junto ao
idoso, como facilitadora para o autocuidado. Quanto aos resultados, verificou-se que
cada idoso estomizado está permeado por situações pontuais e, a partir disso,
percebeu-se diferentes concepções recursivas e formas de enfrentamento na
adaptação. A aceitação da mudança corporal e psicológica mostrou-se mais fácil,
quando se verificou apoio familiar, instrução técnica anterior ou presença de pessoas
conhecidas. O enfrentamento da doença e a possibilidade da morte são aspectos
presentes para os idosos e que limitam suas atividades de vida diária. Assim,
surgiram conceitos que contemplaram o ser humano em sua totalidade, com
incertezas e significados. A visão que transcende a complexidade da estomia
engloba um cuidado que busca integrar a família do idoso com estomia,
estimulando-o ao autocuidado e ao acolhimento diário, reforçando a auto-estima,
como estratégia de recomeço em meio a desafios permanentes: ser idoso e ter uma
estomia. Lançar um novo olhar sobre a temática idoso estomizado é complexo,
exigindo abordagem multidimensional das características que o envolvem. Acreditase
que mudanças favoráveis poderão advir após implementação de um programa de
educação em saúde que contemple a singularidade das questões que envolvem o
idoso estomizado e suas necessidades.
On the ostomy presence, the old person can show a higher degree of complications
and difficulties on the adaptation process, maybe because ostomy involves meanings
that are related to the self-image and to the presence/increase of dependence. To
rescue the self-care needing to old people, related to health, it is fundamental that, in
the caring, to obtain their participation and daily mobilizaton to the health educative
process formulation. The aims of this study were to identify the characteristics of the
ostomates elders, participants of a ostomy therapy service and to propose an
educative gerontotechnologic that could contribute to the senior’s ostomate care,
according to the complexity by Edgar Morin. The research had a qualitative approach
as case study in a ostomy therapy service that permited the contact with registers
and by telephone with the subjects and, after, with the old people’s homes, on Rio
Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. The subjects of the study were 4 (four) old
people, three women and one man. The instruments were, the forms and the
ecomap, and as technics, the interview, the non-systematic observation and the
recording. The ethical norms were followed. The data analysis occurred by: 1) data
exaustive reading; 2) cases presentation and their ecomaps supported by the Edgar
Morin’s Complexity; 3) concepts rediscovered, a priori, that ilustrated the ostomate
old’s view: complex old human being ostomate, complex health of the ostomised old,
complex care to the ostomate old and their family. So, we elaborate an educative
spelling book, with the old’s help, as vehicle to the self-care. As results, we verified
that each ostomate old is permeated by punctual situation and, from it, we realised
different recursive concepts and forms of facing in the adaptation. The acceptance of
the corporal and psychological changes showed easier when there was family
support, technical instruction before or known people presence. Facing of the
disease and the possibility of the death is present aspects for the seniors and limit
their activities of daily life. Like this, concepts that contemplated the human being in
your totality appeared, with uncertainties and meanings. The vision that transcends
the complexity of the ostomy includes a care that looks for to integrate the senior's
family with ostomy, stimulating them to the self-care and the daily reception,
reinforcing the self-esteem, as restart strategy amid permanent challenges: to be
senior and to have an ostomy. To propose a new look about the theme involving a
senior ostomated is complex, demanding multidimensional approach of
characteristics that involve them. It is believed that favorable changes can occur after
implementation of a health education program that contemplate the singularity of the
subjects that involve the senior ostomated and their meditates needs.
En la presencia de estomía, el anciano puede presentar un mayor grado de
complicaciones y dificultades en el proceso de adaptación, tal vez porque la
estomía envuelva significados que dicen respeto a la auto-imagen y la
presencia/aumento de la dependencia. Rescatar la necesidad del autocuidado del
anciano en relación a la salud es fundamental, para que, en el cuidado, se obtenga
su participación y movilización diaria cuanto a la formulación del proceso educativo
en salud. Este estudio tiene por objetivos identificar las características del anciano
estomizado, atendido en un servicio estomaterapia y proponer una
gerontotecnologia educativa que venga a contribuir en el cuidado de los ancianos
estomizados, a la luz de la complejidad de Edgar Morin. Fue realizado una
investigación, con enfoque cualitativo, del tipo estudio de caso, teniendo como local
un servicio de estomaterapia, lo que permitió contacto con las hojas de registro y vía
teléfono con los sujetos, y luego a la casa de los ancianos, en Rio Grande, Rio
Grande do Sul, Brasil. Los sujetos del estudio totalizaran 4 (cuatro) ancianos, sendo
tres mujeres y un hombre. Fueron utilizados como instrumento, el formulario y el
ecomapa, y cómo técnicas, la entrevista, la observación asistemático y el registro.
Fueran respetadas las normas éticas. El análisis de los datos se ha basado en: 1)
lectura exhaustiva de datos; 2) presentación de los casos y su ecomapas teniendo
cómo apoyo de la complejidad Edgar Morin; 3) redescubrimiento de los conceptos a
priori, que ilustran la visión del anciano con Estomía: ser humano anciano
estomizado complejo, salud compleja del anciano estomizado, atención compleja a
los ancianos estomizado y su familia. Por último, se produjo una libreta educativa,
junto a los ancianos, como facilitador para el autocuidado. Cuanto a los resultados,
se comprobó que cada ancianos estomizado está cercado de situaciones puntuales
y, a partir de eso, se percibió diferentes concepciones recursivas y formas de
enfrentamiento en la adaptación. La aceptación del cambio corporal y psicológica ha
sido más fácil, cuando hubo apoyo de la familia, instrucción técnica anterior o la
presencia de personas conocidas. El enfrentamiento de la enfermedad y la
posibilidad de muerte son aspectos presentes para el anciano y que limitan sus
actividades en la vida cotidiana. Así surgieron conceptos que contemplaran al ser
humano en su totalidad, con incertidumbres y significados. La visión que trasciende
la complejidad de la estomía abarca la atención que busca integrar la familia de los
ancianos con estomía, estimulando-o s el autocuidado y la acogida diaria,
reforzando la autoestima, como una estrategia de recomienzo en medio de los
desafíos permanentes: Ser anciano y tener una estomía. Lanzar una nueva mirada
sobre la temática anciano estomizado es complejo, requiriendo abordaje
multidimensional de las características que lo envuelven. Se cree que los cambios
favorables podrán adhibir después de la implementación de un programa de
educación en salud que contemple la singularidad de las cuestiones que envuelven
el anciano estomizado y sus necesidades.