Abstract:
A partir do ano de 2012, lança-se uma proposta de reestruturação no Ensino Mé-
dio no Estado do Rio Grande do Sul. Surge nessa proposta um elemento novo na
grade curricular chamado de Seminário Integrado. Esse tem por objetivo aliar a
formação geral à parte diversificada do currículo através de um planejamento interdisciplinar
voltado à pesquisa. Diante desse cenário surge a motivação para elaborar
esse trabalho, nele apresenta-se quatro atividades interdisciplinares relacionando a
matemática com outras disciplinas. Nossa proposta é que essas atividades possam
servir como uma possível base para elaboração e/ou estruturação de atividades nos
Seminários Integrados. Junto com cada atividade apresentamos uma proposta de
pesquisa relacionada à prática social, bem como em quais sentidos essas atividades
poderão preparar o jovem para ser inserido no mercado de trabalho. O material
elaborado pelos professores envolvidos e a escolha dos métodos de ensino utilizados
são subsidiados por uma pesquisa bibliográfica que fizemos a respeito do tema interdisciplinaridade.
As atividades elaboradas foram aplicadas em duas turmas de
terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola particular na cidade de Pelotas, Rio
Grande do Sul. Apresentamos alguns dados que consideramos relevantes em termos
de resultados relacionados ao ganho pedagógico.
In the year 2012, comes a proposal for restructuring the high school in the state
of Rio Grande do Sul, known as Integrated Seminar. This aims to assess general
education to diverse part of the curriculum through an interdisciplinary planning
of directed researching. In this scenario, here comes the motivation to prepare this
work. This study presents four interdisciplinary activities relating mathematics to
other disciplines. Our proposal is these activities may serve as a possible basis for
preparation and/ or structuring activities in Integrated Seminars. Along with every
activity, we propose a social practice related to research as well as in which way
these activities will prepare the young to be inserted in the labor market. The
material prepared by the teachers involved and the choice of teaching methods used
is subsidized by a literature search we did on the subject about interdisciplinary.
The elaborate activities were implemented in two classes of third year of high school,
in a private school in the city of Pelotas, Rio Grande do Sul. We also present some
data that we consider relevant in terms of gain related to the pedagogical results.