Show simple item record

dc.contributor.author Bigliardi, Rossane Vinhas
dc.contributor.author Cruz, Ricardo Gauterio
dc.date.accessioned 2011-06-08T18:07:39Z
dc.date.available 2011-06-08T18:07:39Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation BIGLIARDI, Rossane Vinhas; CRUZ, Ricardo Gauterio. A educação na sociedade de classes: uma leitura crítica do processo de avaliação educacional. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 6, p. 23-32, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1238/533>. Acesso em: 05 jun. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1809-3108
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/657
dc.description.abstract Aclarar o sentido que vem assumindo a avaliação educacional, no processo escolar, constitui caminho fértil para análise e possível reencaminhamento do projeto pedagógico vivenciado pela instituição educativa; partindo da concepção de que o processo de avaliação sustenta-se na concepção que se tem de Educação no contexto social em que está inserido. Neste trabalho refletimos sobre os procedimentos avaliativos adotados em nossas vivências educacionais e que exercem influência em nossas opções didático-pedagógicas. Aparece como condicionante a proposição de um processo de avaliação educacional que demonstre coerência com os princípios de uma Educação crítica e transformadora; entre eles destacamos a dialogicidade, a participação qualificada e responsável, favorecida por mediações pedagógicas que se demonstrem coerentes com a concepção do papel da Educação como transformadora da sociedade e redutora das desigualdades, aproximando-nos de uma sociedade mais justa e equânime. pt_BR
dc.description.abstract To clarify the sense that is assuming the education evaluation, in the school process, it constitutes fertile way for analysis and possible reforwarding of the pedagogic project lived by the educational institution; starting from the conception that the evaluation process is sustained in the conception that one has of Education in the social context in which it is inserted. In this work we thought about the avaliative procedures adopted in our educational backgrounds and that exercise influence in our didactical-pedagogical options. It shows up as conditioning the proposition of a process of education evaluation that demonstrates coherence with the principles of a critical and transforming Education; among them we mentioned the dialogism, the qualified and responsible participation, favored by pedagogic mediations which are demonstrated coherent with the conception of the role of the Education as transformer of the society and reducer of the inequalities, approaching a fairer and even society. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Avaliação educacional pt_BR
dc.subject Transformação social pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Educational evaluation pt_BR
dc.subject Social changes pt_BR
dc.title A educação na sociedade de classes: uma leitura crítica do processo de avaliação educacional pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics