Promoções de vendas de automóveis novos: uma análise nas mensagens hiper-reais veiculados em jornais

Silva, Loraine Lopes; Souza, Altamir da Silva

Abstract:

 
A promoção de vendas é um incentivo de curta duração que visa estimular a compra ou a venda de um produto ou serviço. O setor automobilístico se utiliza dessa estratégia de marketing para acelerar a venda de automóveis novos. O trabalho tem por objetivo observar estratégias de promoção de vendas realizadas por montadoras e suas respectivas revendas, no sentido de identificar os recursos de linguagem utilizados para persuadir o consumidor a antecipar sua decisão de comprar um automóvel. Para tanto, optamos por realizar um estudo de natureza qualitativa-interpretativista. O jornal serviu como fonte para a realização da análise documental, sendo essa realizada no período de quatro meses e em dois veículos dessa mídia impressa. Posteriormente, a técnica de análise de conteúdo foi empregada para o tratamento do material, e com o intuito de identificar tipos, formas e sentidos. Complementarmente, realizamos entrevistas com pessoas de concessionárias. Identificamos nas mensagens o uso da forma imperativa, intensificação, intimidade, de sentidos múltiplos, apelos racionais e recursos estéticos. Por fim, consideramos sobre hiper-realidades que envolvem o contexto dessas estratégias.
 
The sales promotion is a short-term incentive that aims to encourage the purchase or sale of a product or service. The automobile sector is using this marketing strategy to accelerate the sale of new cars. The study aims to observe the promotion strategies used by manufacturers and their resellers, and identify the language resources used to persuade consumers to anticipate their decision to buy a car. With this intention, we decided to conduct a study of qualitative and interpretative nature. The newspaper served as a source for the document analysis, which was performed for four months and with two vehicles of this kind of media. Subsequently, the content analysis technique was used for the treatment of the material, and, in order to identify types, shapes and directions. In addition, we conducted interviews with people from concessionaires. We identified in the messages the use of the imperative form, intensification, intimacy, multiple senses, rational appeals and aesthetic resources. Finally, we consider the hyper-realities that surround the context of these strategies.
 

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