Abstract:
No contexto do constitucionalismo latino-americano,
notadamente em seu terceiro ciclo, o bem viver é uma referência
importante para promover uma leitura de indivisão e de
equilíbrio, de modo que a proteção da natureza e do ser humano
sejam vistas sob uma ótica de integração. Este artigo tem por
objetivo propor que a referência “dignidade” possa ser
redimensionada, agregando a contribuição do ideal de bem viver.
Fazendo uso de pesquisa bibliográfica, discutiu-se que, admitindo
uma abertura material da Constituição brasileira, é possível
viabilizar essa interação com experiências jurídicas externas, tais
como Equador e Bolívia. Assim, se a ideia de sustentabilidade só
pode propor o alargamento da comunidade moral até certos
limites, o bem viver representa esse ponto de ruptura, capaz de
contribuir para uma ideia de dignidade da vida que vá além da
dignidade da pessoa humana; para a proteção de projetos dignos
de vida, culturalmente diversos, tais como o dos povos indígenas;
e para a proteção da vida em todas as suas formas.
En el contexto del constitucionalismo latinoamericano,
especialmente en su tercer ciclo, el buen vivir es una referencia
importante para la promoción de una lectura de indivisión y
equilibrio, por lo que la protección de la naturaleza y los seres
humanos son vistos bajo una óptica de integración. Este artículo
tiene como objetivo proponer que la referencia a la "dignidad "
puede ser redimensionada, añadiendo la contribución del ideal de
buen vivir. Haciendo uso de la literatura, se argumentó que,
suponiendo una abertura material de la Constitución brasileña, es
posible facilitar esta interacción con experiencias jurídicas
externas, como Ecuador y Bolivia. Por lo tanto, si la idea de
sostenibilidad sólo puede proponer la ampliación de la
comunidad moral a ciertos límites, el buen vivir es el punto de
ruptura, y puede contribuir a un sentido de dignidad de la vida
que va más allá de la dignidad de la persona humana; a la
protección de proyectos dignos de la vida, culturalmente
diversos, tales como de los pueblos indígenas; y a la protección
de la vida en todas sus formas.