Abstract:
Esta pesquisa tem como objetivo verificar a percepção dos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis quanto à
relevância da inclusão do ensino da temática ambiental, no processo de formação dos alunos dos cursos de
contabilidade, nas instituições de ensino superior públicas brasileiras. Foram pesquisadas universidades, centros
universitários, faculdades integradas e faculdades em nível municipal, estadual e federal. A seleção foi através do sítio
do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, o qual contém a relação das
instituições públicas com curso de graduação em Ciências Contábeis. O universo analisado constitui-se de todos os
coordenadores do curso de Ciências Contábeis das universidades públicas. A taxa de retorno foi de aproximadamente
48%. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista por meio telefônico. Os resultados da análise apontam
para duas direções. A primeira é que os coordenadores dos cursos das instituições federais estão mais
conscientizados da importância do meio ambiente do que os coordenadores das instituições municipais. A segunda é
que, em regiões onde a relação com a natureza é mais presente, como na região Norte, a opinião dos coordenadores
entrevistados é unânime sobre a importância da temática ambiental na formação dos graduandos.
The aim of this research is to verify the perceptions of the relevance given by the coordinators of accounting courses
regarding the inclusion of environmental subjects in the training process of the undergraduate courses in accounting in
public colleges in Brazil. To accomplish that, this research surveyed universities, university colleges and colleges in
integrated local, state and federal levels. The selection of the universities was made on the website of the Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, which contains the ratio of public institutions with
undergraduate degree in accounting. The universe analyzed was all the coordinators of courses in accounting degree of
public universities. The rate of responses was about 48%. The data collection was conducted through interview by
telephone. The results point to two directions. The first is that the course coordinators of federal institutions are more
aware of the importance of the environment if compared to the coordinators of municipal institutions. The second is that
in regions where the relationship with nature is more present, like in North region, the opinion of the coordinators
interviewed are unanimous about the importance of environmental issues in the accounting curricula.