Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental
Resumo
No presente artigo, trazemos algumas reflexões críticas iniciais e possibilidades de
diálogo entre duas importantes tradições filosóficas que constituem o arcabouço
teórico da Educação Ambiental no Brasil: a dialética marxista e a complexidade
moriniana, em suas afinidades e distanciamentos. O objetivo, com isso, não é fazer
comparações ou estabelecer graus distintos de importância a estas, mas evidenciar
a potencialidade e a pertinência de ambas para a construção do campo educativo
ambiental, respeitando-se suas contribuições e limitações historicamente
configuradas.
This paper presents some initial critical reflections and possibilities of dialogue between two important philosophical traditions which constitute the theoretical frame of Environmental Education in Brazil: Marx’s dialectics and Morin’s complexity, regarding their similarities and differences. It aims at evidencing both their potentiality and relevance in the construction of an educational environmental field, rather than comparing or defining different levels of importance. Thus, their historical contributions and limitations have been respected
This paper presents some initial critical reflections and possibilities of dialogue between two important philosophical traditions which constitute the theoretical frame of Environmental Education in Brazil: Marx’s dialectics and Morin’s complexity, regarding their similarities and differences. It aims at evidencing both their potentiality and relevance in the construction of an educational environmental field, rather than comparing or defining different levels of importance. Thus, their historical contributions and limitations have been respected
Descrição
Palavras-chave
Dialética marxista, Complexidade moriniana, Educação ambiental, Marx’s dialectics, Morin’s complexity, Environmental education
Citação
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; VIÉGAS, Aline. Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental. Ambiente & Educação, v. 12, n.1, p. 11-37, 2007. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/795> Acesso em: 25 nov. 2016.
