Abstract:
No Brasil, a criação do curso de Ciências Contábeis e Atuariais, deu-se através do Decreto-Lei n. 7.988/1945 e,
atualmente, existem 1.134 cursos de graduação em Ciências Contábeis no país. Diante da importância da Ciência
Contábil na sociedade, do seu desenvolvimento desde 1945 e do crescente número de faculdades que oferecem o
curso de graduação, surgiu a seguinte indagação: quais as características de evolução do curso de Ciências Contábeis
da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, desde a sua criação até os dias atuais? A fim de atender aos
objetivos do estudo, foi realizada uma pesquisa classificada quanto à natureza como aplicada; quanto aos objetivos
como descritiva; quanto aos procedimentos como histórica e documental; e quanto à abordagem do problema como
qualitativa. O curso de Ciências Contábeis da FURG foi criado em 20 de agosto de 1974 e analisando as
características de evolução do curso de Ciências Contábeis nestes 36 anos, nota-se o esforço despendido pelo curso
de Ciências Contábeis, representado, principalmente, pelos docentes, em manter sua grade curricular atualizada a fim
de atender as necessidades, tanto dos profissionais quanto do mercado.
In Brazil, the creation of the course of Accounting and Actuarial Sciences, gave up by Law n. 7.988/1945 and currently
there are 1134 undergraduate courses in Accounting in the country. Given the importance of Accounting Science in
society, its development since 1945 and the growing number of colleges offering the degree course, came the following
question: what features of evolution in Accounting Sciences from the Universidade Federal do Rio Grande – FURG,
since its inception until the present day? In order to meet the objectives of the study, a survey was conducted on the
classified nature as applied, as descriptive of the aims, procedures such as historical and documentary, and how to
address the problem and qualitative. The course in Accounting FURG was created on August 20, 1974 and analyzing
the characteristics of evolution in Accounting Sciences in these 36 years, there is the effort expended by the course of
Accounting Sciences, represented mainly by teachers in keep updated its curriculum to meet the needs of both
professionals and the market.