Abstract:
Existem importantes debates e divergências acerca da constituição e natureza da gestão social. Esses debates podem
ser percebidos tanto entre os acadêmicos dessa área de conhecimento, que notoriamente se concentram na
Administração, quanto entre os praticantes do campo de intervenção social. Nesse aspecto, observam-se contextos de
produção de conhecimento oriundos das relações convergentes ou divergentes entre acadêmicos e praticantes do
campo da Administração. A partir dessa perspectiva, o presente artigo objetiva discutir a produção de conhecimento
sobre gestão social oriunda da relação entre acadêmicos e praticantes. Para tanto, examinaram-se as abordagens do
ensino crítico da Administração como forma de compreender a produção de conhecimento em um contexto micro
assegurado pelo ensino-pesquisa-extensão, bem como a produção de conhecimento em gestão social desenvolvida no
âmbito dos praticantes, em que foram apresentadas as vertentes teóricas que delimitam a discussão da gestão social e
sua congruência com os pressupostos que ancoram a aprendizagem socioprática. As discussões do trabalho apontam
que as interações entre academia e praticantes, pautadas na lógica do ensino da Administração crítica, se constituem
em formas mais concretas de produção de conhecimento em gestão social.
There are important debates and disagreements about the constitution and nature of social management. These
discussions can be perceived both among scholars in this area of knowledge, which notoriously focus on Administration,
and among practitioners in the field of social intervention. In this aspect, there are contexts of knowledge production
arising from the converging or diverging relationships between academics and practitioners in the field of Administration.
From this perspective, this article discusses the production of knowledge about social management arising from the
relationship between academics and practitioners. Therefore, we examined the approaches to teaching critical
Administration as a way to understand the production of knowledge in a micro context provided by teaching-researchextension
as well as the production of knowledge in social management developed within the practitioners, in which the
theoretical lines that delimit the discussion of social management and its consistency with the assumptions that base
social practice learning were presented. The discussions of the study show that the interactions between academia and
practitioners, guided by the logic of teaching critical Directors, are more concrete forms of production of knowledge in
social management.