A produção de conhecimento sobre Gestão Social a partir da relação entre acadêmicos e praticantes

Guerra, Júnia Fátima do Carmo; Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa

Abstract:

 
Existem importantes debates e divergências acerca da constituição e natureza da gestão social. Esses debates podem ser percebidos tanto entre os acadêmicos dessa área de conhecimento, que notoriamente se concentram na Administração, quanto entre os praticantes do campo de intervenção social. Nesse aspecto, observam-se contextos de produção de conhecimento oriundos das relações convergentes ou divergentes entre acadêmicos e praticantes do campo da Administração. A partir dessa perspectiva, o presente artigo objetiva discutir a produção de conhecimento sobre gestão social oriunda da relação entre acadêmicos e praticantes. Para tanto, examinaram-se as abordagens do ensino crítico da Administração como forma de compreender a produção de conhecimento em um contexto micro assegurado pelo ensino-pesquisa-extensão, bem como a produção de conhecimento em gestão social desenvolvida no âmbito dos praticantes, em que foram apresentadas as vertentes teóricas que delimitam a discussão da gestão social e sua congruência com os pressupostos que ancoram a aprendizagem socioprática. As discussões do trabalho apontam que as interações entre academia e praticantes, pautadas na lógica do ensino da Administração crítica, se constituem em formas mais concretas de produção de conhecimento em gestão social.
 
There are important debates and disagreements about the constitution and nature of social management. These discussions can be perceived both among scholars in this area of knowledge, which notoriously focus on Administration, and among practitioners in the field of social intervention. In this aspect, there are contexts of knowledge production arising from the converging or diverging relationships between academics and practitioners in the field of Administration. From this perspective, this article discusses the production of knowledge about social management arising from the relationship between academics and practitioners. Therefore, we examined the approaches to teaching critical Administration as a way to understand the production of knowledge in a micro context provided by teaching-researchextension as well as the production of knowledge in social management developed within the practitioners, in which the theoretical lines that delimit the discussion of social management and its consistency with the assumptions that base social practice learning were presented. The discussions of the study show that the interactions between academia and practitioners, guided by the logic of teaching critical Directors, are more concrete forms of production of knowledge in social management.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos