Abstract:
Os documentos que integram o processo de prestação de contas de uma entidade são utilizados pelos mais distintos
tipos de usuários da entidade, e para terem utilidade devem contemplar as informações necessárias ao processo de
tomada de decisão desses usuários. O presente estudo apresenta o resultado de uma investigação que descreve as
informações requeridas pelos usuários das ESFL em função da decisão a ser tomada. A amostra utilizada foi de 250
pessoas entrevistadas em cinco cidades do estado do Rio Grande do Sul (Rio Grande, Pelotas, Encantado, Lajeado e
Porto Alegre). A conclusão deste estudo é que a condição indispensável para que a responsabilidade da prestação de
contas de uma ESFL seja amplamente exercida é o conhecimento das necessidades informativas dos diversos tipos de
usuários de uma ESFL pelos gestores da entidade e, a conseguinte evidenciação dessas informações nos documentos
que integram o processo de prestação de contas da entidade. Uma vez entendido quais são essas necessidades, é
fundamental que os gestores dessas entidades optem por satisfazer tal demanda e cumpram com seu dever social de
responder sobre sua atuação, de forma que os usuários da entidade entendam o que nela ocorreu e possam tomar
suas decisões fundamentadas em informações.
Accounting documents in an organization are used by several kinds of stakeholders, and to be useful they must include
the information necessary to the process of decision making. This study presents the results of an investigation which
describes the information required for each stakeholder of a non-profit organization – NPO as basis to decision-making.
The sample was 250 people surveyed in five cities in the state of Rio Grande do Sul, Brazil (Rio Grande, Pelotas,
Encantado, Lajeado and Porto Alegre). The conclusion of this study is that the prerequisite for the responsibility of
accountability of the NPO is the knowledge of the information need of different types of NPO stakeholders by the
managers and the subsequent disclosure of this information in documents which cover the process of accountability of
the organization. Once the stakeholders’ needs are understood, it is fundamental that NPO managers satisfy such
demand and comply with their social duty to respond on their management so that the stakeholders understand what
has occurred in the NPO and can make their decisions based on information.