As informações demandadas pelos diversos tipos de usuários de uma entidade sem finalidade lucrativa

Serra, Maria de Fatima da Silva

Abstract:

 
Os documentos que integram o processo de prestação de contas de uma entidade são utilizados pelos mais distintos tipos de usuários da entidade, e para terem utilidade devem contemplar as informações necessárias ao processo de tomada de decisão desses usuários. O presente estudo apresenta o resultado de uma investigação que descreve as informações requeridas pelos usuários das ESFL em função da decisão a ser tomada. A amostra utilizada foi de 250 pessoas entrevistadas em cinco cidades do estado do Rio Grande do Sul (Rio Grande, Pelotas, Encantado, Lajeado e Porto Alegre). A conclusão deste estudo é que a condição indispensável para que a responsabilidade da prestação de contas de uma ESFL seja amplamente exercida é o conhecimento das necessidades informativas dos diversos tipos de usuários de uma ESFL pelos gestores da entidade e, a conseguinte evidenciação dessas informações nos documentos que integram o processo de prestação de contas da entidade. Uma vez entendido quais são essas necessidades, é fundamental que os gestores dessas entidades optem por satisfazer tal demanda e cumpram com seu dever social de responder sobre sua atuação, de forma que os usuários da entidade entendam o que nela ocorreu e possam tomar suas decisões fundamentadas em informações.
 
Accounting documents in an organization are used by several kinds of stakeholders, and to be useful they must include the information necessary to the process of decision making. This study presents the results of an investigation which describes the information required for each stakeholder of a non-profit organization – NPO as basis to decision-making. The sample was 250 people surveyed in five cities in the state of Rio Grande do Sul, Brazil (Rio Grande, Pelotas, Encantado, Lajeado and Porto Alegre). The conclusion of this study is that the prerequisite for the responsibility of accountability of the NPO is the knowledge of the information need of different types of NPO stakeholders by the managers and the subsequent disclosure of this information in documents which cover the process of accountability of the organization. Once the stakeholders’ needs are understood, it is fundamental that NPO managers satisfy such demand and comply with their social duty to respond on their management so that the stakeholders understand what has occurred in the NPO and can make their decisions based on information.
 

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