Abstract:
A presente pesquisa investiga o papel da TI nas inovações organizacionais e seu impacto nos sistemas de informação.
Ao analisar 519 organizações que passaram por programas de melhoria, ou programas de mudança, como os de
Balanced Scorecard (BSC), Controle de Qualidade Total, ISO 9000, Gestão de Conhecimento, dentre outros,
desenvolve-se um modelo de mensuração para investigar utilizações organizacionais da TI, seguido de um modelo de
equações estruturais que apresenta o impacto das utilizações organizacionais da TI nas características dos sistemas
de informação. Os estudos revelaram três variáveis latentes para utilizações organizacionais da TI – apoio à interação,
estruturação e direção da organização – e as influências destas em quatro características dos sistemas de informação
– escopo, acessibilidade, integração e foco em decisão. Resultados da análise do modelo causal mostram que (1)
apoio à interação apresenta efeito positivo e significante em escopo, acessibilidade e integração; (2) apoio à
estruturação apresenta efeito positivo e significante em integração e foco em decisão e (3) apoio à direção apresenta
efeito positivo e significante em escopo e foco em decisão dos sistemas de informação.
This study aims to investigate the role of Information Technology (IT) in organizational innovations and its effects on
information systems. By analyzing 519 organizations that have implemented improvement programs or changing
programs, such as Balanced Scorecard, Total Quality Control, ISO 9000, Knowledge Management, a measurement
model was developed to investigate organizational uses of IT, followed by a structural equation model that shows the
effects of organizational uses of IT on characteristics of information systems. The studies revealed three latent variables
for the organizational use of IT – support to interaction, structuration and direction – and their influences on four
characteristics of information systems – scope, accessibility, integration and focus on decision. Results from the
analysis of the causal model indicate that (1) support to interaction has a significant positive effect on scope,
accessibility and integration, (2) support to structuration presents a significant positive effect on integration and focus on
decision, and (3) support to direction has a significant positive effect on scope and focus of information systems.