Gestão de pessoas em cursos a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: recrutamento, seleção e capacitação no âmbito dos cursos da RENAFOR

Duarte, Cristiane da Silva; Schröeder, Christine da Silva

Abstract:

 
A Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica (RENAFOR) foi criada com vistas à capacitação e à qualificação dos professores da educação básica dos sistemas públicos. Com o objetivo de analisar os processos de recrutamento, seleção e capacitação dos cursos a distância RENAFOR ofertados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou-se um estudo de levantamento quali-quantitativo e descritivo com 23 bolsistas cadastrados no Sistema de Gestão de Bolsas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), participantes de cursos de extensão e de especialização, que receberam pelo menos uma cota de bolsa no desempenho da função. Os principais resultados apontam para a predominância de ações de recrutamento interno, sendo este menos frequente apenas no recrutamento de tutores; a seleção formal aplicada a apenas nove dos pesquisados; 18 dos pesquisados terem apontado possíveis inconsistências na exigência de requisitos, legais ou não, para o exercício das funções; e a participação de apenas metade dos respondentes em atividades de capacitação. Os resultados, mais do que traduzir um diagnóstico, apontam possibilidades de análise dos mesmos processos em outros cursos na UFRGS, oportunizando a realização de melhorias em tais processos.
 
A brazilian network for continued development of professionals on basic public education – RENAFOR – was created to promote the training of teachers who work on basic public education. Aiming to analyse the processes of recruitment, selection and training in distance learning courses of RENAFOR at Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS, Brazil), it was developed a quali-quantitative-descriptive study with 23 scholarship holders set up in the Scholarship Management System of FNDE (a Brazilian System of Educational Development Resources), who received at least a scholarship quota in the process. Principal results point to the predominance of actions of internal recruitment, being a less frequent only in the tutors' recruitment; the formal selection applied to nine of the investigated ones; 18 of the investigated ones had pointed to possible inconsistencies in the demand of requisites for the exercise of the functions; and the participation of only half of the investigated in training activities. More than to describe a diagnosis, analysis appoints possibilities in other courses at UFRGS, aiming improvement processes.
 

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