Abstract:
O aumento da disponibilidade e dos tipos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Internet
potencializou seu uso em processos de educação, seja em cursos na modalidade presencial, seja na modalidade a
distância (EAD). Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) viabilizam a integração de diferentes ferramentas,
recursos e TICs, em estruturas ou plataformas na web, propiciando a realização de interações síncronas e
assíncronas, disponibilização de conteúdos, entrega de tarefas, realização de atividades e gestão do processo de
aprendizagem. Como exemplos de AVAs, podem ser citados: MOODLE, TelEduc e Blackboard. Este relato de
experiência apresenta aspectos peculiares e inovadores do AVA NAVI, Ambiente Interativo de Aprendizagem
desenvolvido no Brasil por um grupo de pesquisadores e técnicos de diferentes formações, mas sobretudo da
Administração. O ambiente virtual construído traz consigo influências de conceitos decorrentes de teorias da
Administração, especialmente da Teoria de Sistemas. Distingue-se dos AVAs conhecidos pelo enfoque sistêmico da
sua estrutura de organização (e navegação), mais horizontal (em forma de rede), flexível, agregadora e
multidimensional, ao invés do tradicional enfoque vertical (linear), rígido, separado e unidimensional. Além de um breve
histórico de seu desenvolvimento, o texto apresenta as ideias-chave que nortearam o seu desenvolvimento, apresenta
implicações decorrentes do uso de um AVA com enfoque sistêmico, indica potencialidades de sua utilização no campo
da educação e da administração pública brasileira, bem como aprimoramentos futuros necessários para realizar esse
objetivo.
The increased availability and types of Information Technology and Communication (ICT) in the Internet has leveraged
its use in the processes of education, whether in courses in classroom mode, either in distance learning (Online
Education). The Virtual Learning Environments (VLEs) are structures or web platforms that integrate different tools,
resources and ICTs, enabling the realization of synchronous and asynchronous interactions, availability of content,
delivery tasks, conducting activities and management of the learning process. Some examples of VLEs include:
MOODLE, TelEduc and Blackboard. This experience report presents the unique and innovative aspects of the VLE
NAVI, Interactive Learning Environment, that was developed in Brazil at the UFRGS School of Business Administration
by a core of researchers and technicians from different backgrounds, but especially from the field of Administration. The
constructed virtual environment brings in tow the influences of concepts derived from Management theory, especially
Systems Theory. It differs from other known LMSs, for the systemic approach of their organizational structures (and
navigation), more horizontal (as a network), flexible, aggregator and multidimensional, rather than the traditional vertical
(linear), fixed, separate and unidimensional approach. In addition to a brief history of its development, the paper
presents guiding ideas, implications of the use of a VLE with a Systemic approach, and sets potentials and challenges
of NAVI platform, resulting from its systemic approach in the field of education, but also potentially in other fields of the
Brazilian government.